O Secretário da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Pe. José Maria Gil Tamayo, declarou que “existe uma preocupação séria e manifesta pela Europa” a respeito da recente votação a favor da saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit.

Nesse sentido, recordou as palavras que o Papa Francisco disse durante o recebimento do Prêmio Carlos Magno e também no Parlamento Europeu onde “falava de uma Europa envelhecida, com falta de criatividade, de fecundidade e com o grave perigo de se fechar”.

“Agora, trata-se de uma Europa desunida, por isso o Papa fez um apelo a procurar as raízes profundas da Europa”, na qual o componente cristão se encontra desde seu início. “Alguns dos fundadores da Europa, de suas grandes figuras foram católicos”, apontou o Pe. Gil Tamayo.

Por isso, o porta-voz da CEE também destacou o empenho da Igreja por “colocar em um primeiro plano os valores que lhe dão a razão de ser e não só as questões que formulam meios de vida”.

“Que a Europa seja construída sobre um ser melhor, sobre os valores que lhes dá sentido, entre eles estão os valores cristãos, mas não se constrói uma Europa dos mercadores”, declarou o secretário e porta-voz da CEE.

Além disso, fez um apelo, unido aos bispos da Europa, ante “esta situação (o Brexit) que não sabemos como acabará, para que não afete os mais desfavorecidos, os mais pobres, as pessoas mais frágeis da sociedade, como os imigrantes e refugiados e que são os temas que a Europa tem pendente”.

No último dia 23 de junho, o Reino Unido – formado pela Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales – votou para saber se sua população estava a favor da sua saída da União Europeia (Brexit) ou queria permanecer (Bremain).

Ao final, 52% votou a favor de deixar a UE. Este processo de deixar a União Europeia será lento e complexo e pode demorar vários anos.

Confira também: