O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, apresentou Santo Toríbio de Mogrovejo, "Apóstolo do Peru", como modelo de vida e serviço para os bispos de todo o continente.

O Cardeal inaugurou as celebrações pelo IV Centenário da morte de Santo Toribio, o segundo Arcebispo de Lima e Patrono do Episcopado Latino-americano, com uma Solene Eucaristia celebrada na Basílica Catedral Metropolitana junto a mais de cem cardeais e bispos de toda a América e a Santa Sé. Os pastores presentes chegaram a Lima para participar da 30° Assembléia do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e celebrar os 50 anos deste organismo eclesiástico.

Em sua homilia, o Cardeal Cipriani apresentou o Santo peruano de origem espanhola como "modelo no exercício do ministério e nosso intercessor perante Deus para que possamos estar sempre à altura do que Deus espera de nós e do que a Igreja necessita".

O Pastor de Lima recordou que "Santo Toríbio de Mogrovejo foi muito consciente de que o ministério pastoral só tem sentido se se vive em santidade e promova santidade: foi uma evangelização para a santidade".

Ao evocar a vida e obra do santo peruano, o Cardeal Cipriani assinalou que nele se observa "um bispo que se entrega com exuberante generosidade a seu ministério sem lhe importar as dificuldades e inconvenientes que possa encontrar".

Afirmou que "o segredo da santidade de Toríbio como a de qualquer santo, foi sua proximidade com Deus, sua fidelidade à oração, elemento fundamental de seu ministério apostólico. Pois na vida espiritual se progride na medida que se reza".

O Cardeal Cipriani relatou que Santo Toríbio percorreu durante dez anos o complexo território do Peru em três visitas pastorais porque "o amor de Cristo urgia a uma insaciável sede de salvação das almas".

Do mesmo modo, destacou seu interesse por cumprir "o ministério da Palavra". Esta preocupação levou à publicação durante seu governo pastoral do "catecismo trilíngüe" em castelhano, quéchua e aymara para que todos os fiéis pudessem "conhecer os fundamentos da fé cristã".

O Cardeal Cipriani assegurou que "o amor pelos necessitados foi também um traço característico da fisionomia espiritual do Apóstolo do Peru" que se fez patente em inumeráveis gestos realizados pelo santo "que vão do trato afável que oferece aos índios e aos necessitados, passando pela entrega aos pobres dos bens que poderia perceber chegando até à doação de suas próprias roupas e utensílios domésticos".

"Em Santo Toríbio reforçamos nossa convicção de que o tempo entregue a Deus é garantia de uma fiel entrega ao cumprimento dos próprios deveres e ao serviço fraterno", indicou.

Finalmente, assinalou que "neste santo bispo se descobre que uma oração intensa não se separa do compromisso na história: abrindo o coração ao amor de Deus, abre-o também ao amor dos irmãos, e nos torna capazes de construir a história segundo o intuito de Deus".

O Apóstolo do Peru

Santo Toríbio de Mogrovejo nasceu na Mayorga, Espanha, em 1538. Este personagem excepcional na história de América do Sul se graduou em direito. Tinha sido nomeado Presidente do Tribunal de Granada (Espanha) quando o imperador Felipe II propôs ao Papa que o nomeasse Arcebispo de Lima.

Em 1581 Toríbio chegou a Lima como Arcebispo e se dedicou com todas suas energias a obter o progresso espiritual de seus súditos. A cidade estava em uma grave decadência espiritual; os conquistadores cometiam muitos abusos e os sacerdotes não se atreviam a corrigi-los. O Arcebispo começou a atacar todos os escândalos.

Santo Toríbio se propôs a reunir os sacerdotes e bispos da América em Sínodos ou reuniões gerais para dar leis sobre o comportamento que devem ter os católicos. A cada dois anos reunia todo o clero da diocese para um Sínodo e a cada sete anos os das diocese vizinhas.
Fundou o primeiro seminário da América e quase duplicou o número de paróquias ou centros de evangelização em sua arquidiocese.

Morreu em 23 de março de 1606, uma Quinta-feira Santa, em uma capelinha de Zaña a 440 quilômetros ao norte de Lima onde estava pregando e confirmando os indígenas. Santo Toríbio administrou o sacramento da confirmação a três Santos peruanos: Santa Rosa de Lima, São Francisco Solano e São Martinho de Porres. O Papa Bento XIII o canonizou em 1726.