Com o ingresso solene em Jerusalém, começou na segunda-feira, 6 de junho, as cerimônias para que o Pe. Francesco Patton assuma como novo Custódio da Terra Santa, substituindo Pe. Pierbattista Pizzaballa, que desempenhou o cargo por 12 anos.

O Pe. Patton, cuja nomeação foi anunciada no dia 20 de maio, fez seu ingresso através da porta de Jafa, onde era esperado por uma numerosa assembleia formada por religiosos e fiéis de todas as confissões cristãs, os quais o acompanharam até o convento de São Salvador, onde a cerimônia foi realizada.

Entre as autoridades religiosas, estiveram presentes o Vigário Geral, Frei Julio César Bunander; o visitador canônico, Frei Jakab Várnai; o Custódio anterior, Pe. Pizzaballa; o delegado apostólico em Jerusalém e Palestina e Núncio Apostólico em Israel, Dom Giuseppe Lazzarotto, representantes do Patriarcado Latino de Jerusalém, os líderes de outras confissões cristãs e autoridades civis.

Como parte da cerimônia, ao fundo da nave da igreja, o Pe. Stéphane Milovitch, guardião do convento de São Salvador, ofereceu ao Pe. Patton a água benta, uma cruz e o incenso.

Depois do Te Deum, o visitador canônico convidou o novo Custódio a recordar o chamado de São Francisco de Assis a vir “para servir”. “O Senhor lhe pede, Pe. Francesco, que cuide bem dos seus freis e de todo o patrimônio da Custódia, assim como de todo o povo cristão vinculado a eles”, expressou o Frei Várnai.

Do mesmo modo, depois de agradecer ao Pe. Pizzaballa pelo trabalho realizado durante estes últimos anos, o Frei Várnai leu o decreto oficial da nomeação, primeiro em latim e depois em inglês; e depois do juramento lhe entregou o selo da Custódia.

Desta maneira, informou a página da Custódia, o Pe. Francesco Patton “se tornou oficialmente Custódio da Terra Santa”.

“Recebi o pedido (de aceitar o cargo) como um novo chamado e respondi como no dia de minha primeira profissão. Tenho a sensação de ser um noviço [...] mas o Senhor é nosso Custódio [...]. Peço-lhes que me acolham assim, como se acolhe a um novo frei”, expressou o sacerdote, que em seguida recebeu o abraço dos quase cem frades provenientes de todos os conventos de Israel, Palestina e Jerusalém.

As cerimônias continuaram durante a terça-feira com o ingresso do Pe. Patton na Basílica do Santo Sepulcro. Hoje aconteceu o mesmo no Cenáculo. No dia 9 de junho, o novo Custódio ingressará na Basílica da Natividade em Belém e finalmente em 18 de junho fará o mesmo na Basílica da Anunciação em Nazaré.

Confira também: