No mês passado foi anunciada uma nova espécie de roedor batizado como Oecomys franciscorum em homenagem ao Papa Francisco e ao médico argentino Francisco Maldonado.

Este mamífero, que é uma espécie do gênero de roedores Oecomys, vive nas árvores e habita nas províncias argentinas de Formosa e Chaco Húmedo. Esta última é uma ecorregião considerada vulnerável.

Os peritos afirmam que esta espécie também poderia estar presente em algumas regiões do Brasil e do Paraguai.

Os cientistas que descreveram a nova espécie, Ulyses Paródias, Pablo Teta, Jorge Salazar-Bravo, Phil Myers e Carlos Galliari, decidiram homenagear o Papa Francisco pelo seu “poderoso discurso de compreensão e reconciliação” em sua encíclica “Laudato si´” (Louvado Seja) sobre o cuidado da criação, publicada em junho de 2015.

O roedor é um pouco maior do que os das outras espécies do gênero Oecomys, a largura da cabeça e do corpo medem em torno de 14,7 centímetros e o rabo mede 17,1 centímetros.

Seu crânio possui regiões interorbitais longas e cuneadas com espaços supra orbitais bem desenvolvidos, grandes trombas de Eustáquio, forâmenes incisivos, ou seja, perfurações do paladar entre os dentes incisivos e molares.

Confira também: