Na segunda meditação realizou na quinta-feira, 2 de junho, aos sacerdotes que participaram do retiro que presidiu, o Papa Francisco disse aos presbíteros que a misericórdia não é “photoshop”, mas sim, a força de Deus que permite que as pessoas se transformem no interior.

Na Basílica papal de Santa Maria Maior e diante de centenas de sacerdotes presentes, no que constituiu o primeiro retiro televisionado ao vivo presidido pelo Pontífice, Francisco fez uma reflexão sobre a venerada imagem da Virgem de Guadalupe ante a qual rezou em sua visita ao México em fevereiro deste ano.

Na segunda das três pregações que dirigiu na quinta-feira no marco do Jubileu dos Sacerdotes, o Papa comentou sobre a “Morenita de Tepeyac”. “Gosto de pensar que o milagre não foi só ‘estampar ou pintar a imagem com um pincel’, mas sim ‘recriou-se o manto inteiro’, transfigurou-se dos pés à cabeça”.

“Cada fio – esses que as mulheres aprendem a tecer desde pequenas e para as peças mais finas usam as fibras do coração do maguey (de cujas folhas são extraídos os fios) –, cada fio que ocupou seu lugar foi transfigurado, assumindo os detalhes que brilham em seu ligar designados. Cada fio entrelaçado com os demais, de igual maneira transfigurados, fazem aparecer o rosto de Nossa Senhora e todo o seu ser e o que a rodeia”.

Em seguida, o Papa Francisco explicou que “a misericórdia faz o mesmo conosco, não nos ‘pinta’ externamente uma cara de bons, não usa em nós o photoshop, mas com os mesmos fios das nossas misérias e dos nossos pecados, tecidos com amor de Pai, nos tece de tal forma que a nossa alma se renova recuperando a sua verdadeira imagem, aquela de Jesus”.

Recordando seu discurso aos bispos do México de 13 de fevereiro, o Santo Padre exortou os sacerdotes a serem, “portanto, sacerdotes ‘capazes de imitar esta liberdade de Deus, escolhendo o que é humilde para manifestar a majestade do seu rosto e copiar esta paciência divina ao tecer, com o fio subtil da humanidade que encontrais, aquele homem novo que o vosso país espera’”.

“Não vos deixeis levar pela vã pretensão de mudar o povo – é nossa tentação: ‘Pedirei ao Bispo que me transfira’ –, como se o amor de Deus não tivesse força suficiente para o mudar”, exortou.

Confira também: