O Vaticano informou ontem que a viagem prevista do Papa Francisco à Suécia no próximo dia 31 de outubro se estendeu um dia mais, até 1º de novembro, por ocasião dos 500 anos da reforma protestante de Martinho Lutero.

No dia 1º de novembro, quando a Igreja Católica celebra a Solenidade de Todos os Santos, está previsto que o Santo Padre presida uma Missa para a comunidade católica sueca.

Na Suécia, apenas 1,2% da população é católica, 87% se declara luterana.

A Federação Luterana Mundial (FLM) e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos emitiram um comunicado conjunto sobre os atos celebrativos e precisaram que o programa completo da viagem do Papa ainda será divulgado.

No dia 31 de outubro, a comemoração ecumênica luterano-católica será realizada em duas partes: uma liturgia na Catedral de Lund e depois um ato público para uma “participação mais ampla” no estádio de Malmö.

A oração na Catedral está apoiada na guia litúrgica católico-luterana de recente publicação intitulada “Oração Comum” que por sua vez está baseada no documento “Do conflito à comunhão”.

As atividades no estádio do Malmö mostrarão “o testemunho e o serviço comum de católicos e luteranos no mundo”.

Neste momento apresentarão os aspectos mais importantes do trabalho comum do Serviço Mundial da Federação Luterana Mundial (FLM Serviço Mundial) e do Cáritas Internationalis, como a atenção aos refugiados, o serviço da paz, entre outros.

Os dois atos serão presididos pelo Papa Francisco, o bispo Munib A. Younan e o reverendo Martin Junge, respectivamente presidente e secretário geral da FLM.

Confira também: