O Papa Francisco enviou uma mensagem aos capelães dos cárceres da Europa reunidos em Estrasburgo (França), a fim de exortá-los a defender a dignidade humana dos detentos, os quais – recordou – podem obter em seus centros penitenciários a indulgência plenária concedida durante o Jubileu 2016 e receber a misericórdia de Deus.

No texto, assinado pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, o Papa Francisco expressou estar profundamente agradecido e “próximo com a oração” àqueles que realizam “esforços para defender a dignidade humana de todos aqueles que estão no cárcere”.

Do mesmo modo, dirigindo-se ao Conselho de Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e aos promotores do encontro que acontece em Estrasburgo, Francisco agradeceu também aos capelães carcerários pelo cuidado dos presos durante o Ano da Misericórdia.

Por isso, citou a Carta para a concessão das indulgências por ocasião do Jubileu. “Nas capelas dos cárceres poderão obter a indulgência, cada vez que passarem pela porta de sua cela, dirigindo o pensamento e a oração ao Pai”, recordou o Papa.

Nesse sentido, expressou seu desejo de que “este gesto possa significar para eles a passagem da Porta Santa, porque a misericórdia de Deus, capaz de transformar os corações, também é capaz de transformar as celas em experiência de liberdade”.

Confira também: