O novo Custódio da Terra Santa, Pe. Francisco Patton, condenou o bombardeio contra a escola que os franciscanos administram em Alepo (Síria), o qual causou a morte de uma mulher e dois idosos ficaram feridos; entretanto, informou que os frades franciscanos decidiram continuar nesta cidade, pois “querem permanecer junto às pessoas que se confiaram aos seus cuidados”.

No último dia 21 de maio, dois mísseis caíram na Escola “Terra Santa” de Alepo. Os três mortos eram pessoas que, junto a outros 17 idosos, tinham procurado acolhida neste centro porque era um dos poucos lugares seguros na cidade.

“A detonação foi tremenda e extremamente violenta, escutamos um barulho forte”, disse frei Firás Lutfi, diretor da escola, em conversa telefônica com os frades de Beirut. “Não há nenhum lugar em Alepo que seja 100% seguro ”, assinalou.

Diante disso, o Custódio de Terra Santa disse que “este é o momento da oração e do jejum pela Síria”. Assinalou também que os frades estão bem. “Naturalmente, as pessoas estão assustadas. É um momento de profunda dor. São pessoas que eram assistidas pelos vicentinos, não são refugiados, mas sim pessoas que estavam passando por dificuldades por motivos de idade e saúde”, indicou em declarações à Rádio Vaticano.

Nesse sentido, assinalou que os frades decidiram ficar, pois sabem “que as pessoas que permanecem neste local não têm para onde ir. Justamente, não os abandonam e estão aí apesar do risco para suas próprias vidas”.

“E diria que, por isso (os frades) são mais que simples testemunhos de paz: são também verdadeiramente testemunhos de caridade heroica”, afirmou. Por isso, pediu “uma oração profunda e insistente”, como convidou o Papa Francisco, pela Síria, “por aqueles que vivem nesta região e estão em meio ao conflito”.

Os franciscanos em Alepo são responsáveis por três centros: Paróquia de São Francisco de Assis, uma sucursal da Paróquia em Er Ram e pela Escola “Terra Santa”.

Segundo informou o site da Custódia de Terra Santa, “durante estes últimos meses, a paróquia de São Francisco foi bombardeada em uma ocasião e o convento de Er Ram cinco vezes. Na Síria ainda permanecem 14 frades franciscanos, dos quais cinco estão em Alepo”.

Ante esta situação, a Custódia da Terra Santa pediu ajuda para sustentar suas atividades na Síria acessando na seguinte página: http://www.proterrasancta.org/es/la-peticion-do-custódio-de-terra-Santa-emergência-siria/

Confira também: