O Papa Bento XVI assegurou que os testemunhos das duas novas beatas da Igreja Católica "nos ajudam a compreender melhor o sentido e o valor de nossa vocação cristã".

Ao receber aos peregrinos que participaram no sábado,14 de maio, da beatificação das religiosas Ascensão do Coração de Jesus Nicol Goñi (Espanha) e Marianne Cope (Estados Unidos), o Pontífice assinalou que ambas foram "testemunhas exemplares da caridade de Cristo".

Dirigindo-se às Dominicanas Missionárias do Rosário, fundadas pela beata espanhola, pediu "que a exemplo de sua beata fundadora ajudam a reviver, em nosso tempo, o espírito de São Domingos".

"Mantenham viva a experiência da cercania de Deus na vida missionária -‘que se sente Deus pertinho’, dizia a Madre-, o espírito de fraternidade em suas comunidades, dispostas a ir onde mais a Igreja necessite, com o estilo empreendedor que levou a Madre Ascensão até as agrestes terras do Vicariato de Porto Maldonado" no Peru, indicou.

O Santo Padre saudou depois aos peregrinos deste vicariato apostólico e de outras regiões peruanas, "que viram florescer um fruto precioso de genuína evangelização, cultivado com esmero especialmente por mãos femininas", e aos que vieram que Navarra, terra natal da nova beata, e de outras partes da Espanha.

Da beata Marianne Cope recordou que "em 1862 entrou na Congregação das Missionárias Franciscanas de Syracuse (Estados Unidos), onde se empapou da espiritualidade específica de São Francisco de Assis, dedicando-se incondicionalmente às obras espirituais e corporais de misericórdia".

Bento XVI recordou que a Madre Cope aceitou o convite do Bispo de Honolulu para ir ao Hawai atender aos leprosos e "durante 35 anos, até sua morte em 1918, a nova beata dedicou sua vida ao amor e ao serviço dos leprosos nas Ilhas de Maui e Molokai".

'A generosidade da Madre Marianne, foi humanamente falando, exemplar. Entretanto, as boas intenções e a generosidade por si só não explicam adequadamente sua vocação. Só a perspectiva da fé nos capacita para compreender seu testemunho -como cristã e como religiosa- de amor sacrificado, que alcança sua plenitude em Jesus Cristo. Tudo o que chegou a realizar foi inspirado por seu amor ao Senhor, que por sua vez expressava por meio de seu amor aos abandonados e rejeitados, tratados indignamente pela sociedade", concluiu.