As autoridades do estado índio do Gujarat anunciaram a plantação de 84 árvores em homenagem ao falecido Papa João Paulo II por ter dedicado sua vida a promover a paz no mundo, através do diálogo interreligioso.

O diretor do Parque Indroda Geer Foundation, Chhavinath N. Pande, explicou à agência Fides que o número de árvores plantadas, equivalem aos 84 fecundos anos de vida de João Paulo II.

Com uma cerimônia oficial realizada em 6 de maio, o Arcebispo do Gandhinagar, Dom Stanislaus Fernandes, e numerosas personalidades plantaram a primeira árvore no terreno da escola católica São Francisco Xavier do Gandhinagar, capital do Gujarat

 “Deste modo queremos honrar e perpetuar a memória do Santo Padre e sua contribuição essencial a favor da paz no mundo e a unidade de todas as nações”, indicou o funcionário e adicionou que as árvores serão plantadas em julho, ao início da estação das monções.

Segundo um porta-voz da Igreja local, o rito se apóia na tradição local de plantar árvores em memória de eminentes líderes religiosos hindus e poderia ser sinal da vontade do governo de abandonar a intolerância e as discriminações.

“O valor da cerimônia aumenta especialmente porque a iniciativa há partido das autoridades civis do Gujarat, Estado governado pelo Baharatiya Janata Party, formação identificada no passado com ideologias contrárias ao pluralismo de culturas e religiões”, ressaltou.