Entre os dias 1º e 3 de junho, milhares de sacerdotes e seminaristas chegarão ao Vaticano para celebrar, junto ao Papa Francisco, o Jubileu dos Sacerdotes por ocasião do Ano Santo da Misericórdia.

Está programado um retiro dirigido pelo Pontífice para o dia 2 de junho e uma Missa presidida pelo Papa Francisco em 3 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Na página do Jubileu da Misericórdia afirma-se que, “como sinal de comunhão, cada Igreja particular está convidada a viver este momento jubilar repetindo, de acordo com as circunstâncias próprias, as atividades que acontecerão em Roma”.

“De maneira especial, sugerem sintonizar-se com as três meditações que presidirá o Santo Padre na quinta-feira, 2 de junho”, como preparação para a solenidade que acontecerá no dia seguinte.

Programa

Na quarta-feira, 1º de junho, durante o primeiro dia do retiro, sacerdotes e seminaristas estão convidados a ir a um dos três templos jubilares estabelecidos pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, entre eles estão: San Salvatore in Lauro, Santa Maria in Vallicella, San Giovanni dei Fiorentini, onde poderão celebrar o sacramento da Reconciliação e dedicar um momento à Adoração Eucarística.

Em seguida, terão uma catequese sobre a misericórdia, sob responsabilidade de um bispo, e depois a Santa Missa. Algumas igrejas do centro histórico de Roma estarão prontas para acolher os sacerdotes e seminaristas, de acordo com a própria língua.

Na quinta-feira, 2 de junho, os sacerdotes participarão de um retiro espiritual preparado pelo Santo Padre. Os presbíteros estarão reunidos em três igrejas para participar das meditações.

O Papa Francisco oferecerá três meditações, uma em cada lugar, as quais serão transmitidas ao vivo através da Internet. O retiro terminará à tarde com uma Missa por grupos linguísticos.

Finalmente, na sexta-feira, 3, o Papa celebrará a Missa pela Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a qual poderá ser concelebrada por todos os sacerdotes.

Os sacerdotes e seminaristas que desejam participar devem se inscrever na página do Jubileu até o dia 13 de maio (http://www.im.va/content/gdm.html).

Confira também: