O Bispo de Nottingham na Inglaterra, Dom Patrick McKinney, expressou sua alegria pela vitória na Premier League do Leicester City, uma equipe formada por diversos jogadores provenientes da segunda e terceira divisão, que quase foram rebaixados na última temporada e depois superou as equipes milionárias como o Manchester City ou Chelsea.

Com 77 pontos e a dois jogos antes da finalização da liga, o Leicester City se tornou campeão depois de empatar por 1 a 1 com o Manchester United no fim de semana e logo após o empate da equipe que estava em segundo, o Tottenham, em 2 a 2 com o Chelsea.

Em declarações à Rádio Vaticano, o Prelado inglês que governa a diocese onde está Leicester City disse que esta “é uma história maravilhosa de um pequeno clube com pouco dinheiro e jogadores que foram rechaçados e chegaram das divisões inferiores, que se uniram para ser uma equipe fantástica que venceu as equipes mais poderosas e ricas da Premier League”.

“É uma grande história e estou contente pela equipe. Estou contente particularmente pelos torcedores e pelas pessoas da diocese de Nottingham que apoiam e torcem pela Leicester City”, prosseguiu.

Com um orçamento total de 60 milhões de euros (bastante longe dos 300 milhões que o Chelsea gasta apenas em seus salários), o 17º lugar na Premier League, no início da temporada, a tarefa da equipe era somente não ser rebaixada.

O Bispo disse ainda que “muita gente no país está contente porque a pequena e desprezada equipe, que supostamente deveria ser rebaixada, acabou confundindo os peritos e conseguiu ser campeã desta temporada”.

Com este campeonato, o Leicester City jogará pela primeira vez em sua história a UEFA Champions League, para a alegria dos aproximadamente 300 mil habitantes que vivem nessa localidade.

“É uma história assombrosa, mas seria uma pena que durasse apenas uma temporada. Quero acreditar, quero rezar, para que possam continuar construindo sobre isto e ser bem-sucedidos muitos anos mais”, concluiu o Bispo.

Uma façanha histórica

Até agora a maior conquista da Leicester City foi o vice-campeonato da temporada 1928-1929.

Na última temporada se salvou do rebaixamento quase no final e a direção da equipe decidiu contratar o treinador italiano Claudio Ranieri e deram-lhe a missão de manter a equipe na Premier League.

Em maio de 2015, a equipe viajou à Tailândia, um prêmio do dono Vichai Srivaddhanaprabha por terem continuado na liga. Foram vazadas à mídia fotos e vídeos de três jogadores com prostitutas locais, o que causou a demissão do treinador e pai de um dos implicados, Nigel Pearson.

Depois deste vergonhoso incidente, o clube contratou como treinador o italiano Claudio Ranieri, que havia realizado um trabalho ruim com a seleção grega.

Entre os jogadores da equipe estão Kasper Schmeichel, filho do conhecido goleiro Peter Schmeichel, o francês de origem argelina Riyad Mahrez, que havia chegado recentemente do modesto Le Havre e que jogou durante 5 anos entre a segunda e terceira divisão da França, James Vardy, que jogava na quinta divisão e trabalhava em uma fábrica de férulas, Danny Drinkwater, que jogou 6 temporadas em clubes de segunda divisão, e o argentino Leonardo Ulloa, que participou em várias equipes de segunda.

Confira também: