Os bispos que participam da 111ª assembleia plenária da Conferência Episcopal Argentina (CEA) visitaram no dia 13 de abril diversos asilos, casas de recuperação de dependentes químicos e uma prisão, seguindo o exemplo do Papa Francisco durante o Ano da Misericórdia.

Os prelados estiveram na manhã de ontem nos centros de recuperação de dependentes ‘Posada de la Vida’ e ‘Comunita Cenacolo’, o asilo da Fundação Fusedim e a Unidade Penitenciária de Campana, além de alguns refeitórios e centros de acolhida para pessoas com deficiência e indigentes.

“Deste modo, o episcopado quer se unir à celebração do Jubileu da Misericórdia através de um sinal de proximidade e comunhão com os que mais sofrem para testemunhar a importância de ser uma Igreja em saída levando o amor de Cristo Ressuscitado”, destacaram.

Os prelados realizaram estas “visitas misericordiosas” aos mencionados lugares da diocese de Zárate-Campana, em cuja jurisdição está a casa de exercícios El Cenáculo – La Motoneta de Pilar, onde se desenvolve a assembleia plenária até o dia 15 de abril.

Em um dos centros de recuperação de dependentes químicos chegou um grupo de bispos das regiões Patagônia-Comahue e Platense. Ali os internos apresentaram uma peça de teatro sobre os vícios e deram seu testemunho. “Alguns (bispos) ficaram muito emocionados”, disseram alguns dos presentes.

Segunda jornada

Os 108 bispos que participam da assembleia plenária analisaram ontem um rascunho de uma possível mensagem sobre o Bicentenário da Independência. Depois da leitura do texto, que durou quase toda a manhã, tiveram as contribuições e intervenções dos bispos.

No período da tarde, a Comissão de Liturgia apresentou um relatório de avanço da nova edição da Liturgia das Horas, o qual está na etapa final de sua elaboração e em uma próxima assembleia será submetida a votação e, em seguida, será enviada à Santa Sé para receber a aprovação definitiva.

Logo, integrantes da Comissão do Congresso Eucarístico Nacional informaram aos bispos sobre a organização desta celebração prevista entre os dias 16 e 19 de junho em San Miguel de Tucumán.

Finalmente, Dom José Maria Arancibia, Arcebispo Emérito da cidade de Mendoza e responsável pela Delegação para as Causas dos Santos, detalhou acerca do estado dos processos de beatificação e canonização atuais e falou sobre o trabalho do grupo que ele é responsável.

Também foi aprovado o envio de uma carta de agradecimento ao Papa pelo seu magistério, especialmente pela recente exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, sobre o amor na família.

Na missiva, os bispos consideram que o documento apostólico “abre novas perspectivas pastorais” e manifestam ao Santo Padre sua “firme e cordial adesão ao que nos propõe por meio desta”.

Confira também: