Em sua mensagem ao Instituto Mexicano de Doutrina Social Cristã (IMDOSOC), o Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera, exortou a “assinalar as injustiças” da corrupção, do narcotráfico e da escravidão, a fim de que estas não permaneçam ocultas.

O IMDOSOC é um centro de formação em doutrina social cristã para leigos comprometidos com sua fé. Entre suas atividades estão a organização de cursos, conferências e graduação, assim como a publicação de livros e revistas.

O Arcebispo do México se reuniu no dia 12 de abril com os integrantes do IMDOSOC durante a sua 32° assembleia geral ordinária.

Em seu discurso, o Cardeal Rivera recordou que “o Papa Francisco nos disse que é necessário velar pela integridade das pessoas e das estruturas sociais”.

“O que é velar? É nos manter alerta ante os grandes problemas atuais: a violência, a corrupção, a pobreza, a exclusão, a cultura do descarte, o narcotráfico, a resignação, as escravidões modernas”, assinalou.

Ante estas realidades, o Arcebispo do México encorajou a, “em primeiro lugar, assinalar as injustiças, porque uma realidade injusta perdurará se permanecer oculta”.

Um segundo passo, explicou, é “compartilhar a alegria do Evangelho, porque a mensagem de Jesus Cristo é alegria, é o amor ao próximo”.

“Em terceiro lugar, acompanhar-nos, porque o trabalho de uma pessoa, de uma instituição é valioso, mas corre o risco de permanecer isolado e sem dar frutos”, explicou.

O Cardeal mexicano recordou a visita do Papa Francisco a esse país em fevereiro deste ano e assinalou que IMDOSOC “pode ajudar a que a semente” cultivada pela viagem apostólica “frutifique”.

Confira também: