A dramática situação que está acontecendo na Ucrânia se viu refletida na mensagem que, por motivo do Jubileu da Misericórdia, emitiu Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk, Arcebispo de Kiev e líder da Igreja grego-católica Ucraniana, na qual expõe as vicissitudes de seu povo e exorta todos a implorar a misericórdia divina.

No texto, divulgado pela AICA, o Prelado ressaltou que a Ucrânia está vivendo “uma corrupção generalizada em todos os níveis; um sistema judicial injusto; a falta de honradez no ambiente de trabalho; o alcoolismo e o vício das drogas; a imoralidade sexual; os abortos; a exploração depredadora da natureza: são estes e muitos outros os males sociais dos quais a Ucrânia deve purificar-se até obter o dom do perdão misericordioso de Deus”.

Dom Shevchuk enfatizou que na Ucrânia é necessária “a proteção da vida da concepção até a morte natural; o respeito ao matrimônio como união indissolúvel entre um homem e uma mulher; a proteção e promoção dos valores da família; o respeito à dignidade de cada pessoa; a criação de um sistema judicial justo; a promoção da espiritualidade e da cultura do povo; o cuidado da criação".

O Arcebispo pediu também que Ucrânia não procure agradar as potências do mundo, mas se inspire, para o cumprimento de sua vocação, na Palavra de Deus.

Posições e iniciativas contrárias à lei natural e ao Evangelho, adverte, “não podem ser chamados de ‘valores’, mas são ideologias que afetam dos direitos humanos e levam a uma nova escravidão”.

“O Senhor – conclui a mensagem – não poupará sua misericórdia a nós e a todo o continente europeu se realmente renunciarmos as abominações e os crimes e ajustamos nossa vida familiar e social à sua lei e vontade”.

A Ucrânia está passando por uma dramática situação: meio milhão de pessoas têm urgência de alimento e milhares de pessoas precisam de outros tipos de ajuda.

Dois milhões e meio de pessoas estão precisando de atendimento médico e calcula-se que aproximadamente 60 por cento das vítimas são pessoas idosas.

O Papa Francisco anunciou recentemente que no próximo dia 24 de abril irá acontecer em todas as igrejas católicas da Europa uma coleta em favor das vítimas da guerra na Ucrânia.

Confira também: