No final da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco teve um breve e emotivo encontro na Praça de São Pedro com a pequena Lizzy Myers, uma menina de cinco anos cujo desejo era conhecer pessoalmente o Pontífice. A criança ainda não sabe que ficará cega e surda por causa de uma rara doença chamada Síndrome de Usher tipo B.

A pequena Elizabeth chegou ao Vaticano junto com seus pais e sua irmã mais nova, graças a uma rede de solidariedade internacional, onde participaram também UNITALSI (União Nacional Italiana para o transporte dos doentes à Lourdes e aos Santuários internacionais), uma empresa que ofereceu hospedagem e Turkish Airlines, que a levou da cidade de Ohio (Estados Unidos) até a capital italiana.

 

Nas imagens, é possível ver o Santo Padre se aproximar do lugar reservado para os doentes e pessoas com deficiência na Praça de São Pedro até encontrar-se com a menina, que se levantou do seu lugar para abraçar o Papa Francisco. Ante o olhar emocionado dos pais, o Papa abençoou seus olhos, acariciou o rosto e lhe deu de presente um terço.

Christine, mãe da menina, disse que sentiu uma grande paz e agradeceu a todos os italianos que lhes demonstraram um grande afeto.

A respeito de como surgiu a ideia de visitar o Papa Francisco, a mãe assinalou que Lizzy “frequenta uma escola católica, minha família é católica e em sua escola falam do Papa Francisco e que esteve nos Estados Unidos”.

“Então, quando lhe dissemos que faríamos uma viagem a Roma e que em Roma vive o Papa, ela disse ‘então vamos ver o Papa’”, indicou em coletiva de imprensa.

 

Os pais assinalaram que quando souberam da doença da menina, decidiram fazer uma lista de coisas para ela antes que perdesse a visão e a audição, entre estas estava a viagem à Itália.

Entretanto, como relatou o pai da criança, Steve, nunca pensaram que poderia tornar-se realidade o encontro com o Pontífice. Nesse sentido, disse que ficou muito emocionado quando viu sua filha recebendo a bênção do Santo Padre. Ambos os pais recordaram que o Pontífice disse que rezará por eles e asseguraram que também rezarão por ele.

Além disso, a menina presenteou o Papa Francisco com uma caixinha com partes de um meteorito que caiu em Ohio, algo que foi recebido com agrado pelo Papa.

Os pais disseram à imprensa que Lizzy ainda não sabe que ficará cega e surda e tomam cuidado a fim de que a menina de cinco anos não tenha muito contato com as notícias, enquanto deixam que desfrute plenamente cada experiência.

A princípio, este encontro estava previsto para o dia 30 de março, mas um atraso no voo os obrigou a mudar a data.

 

Mais em

Por sua parte, o presidente de UNITALSI em Roma, Emanuele Trancali, disse que a primeira dica para as famílias com filhos doentes é “não deixá-los sozinhos”. Em uma nota enviada por esta organização, indicou que “certamente convidaremos a família Myers a Lourdes por ocasião de nossa peregrinação de outubro para fazer juntos um caminho de esperança e fé”.

Na semana passada, o Pontífice teve um encontro privado com o Ignazio Fucci, menino de oito anos que sofre de uma doença rara e que há algumas semanas escreveu uma carta ao Papa a fim de lhe pedir que rezasse por ele.

A resposta de Francisco foi recebê-lo junto com sua família na Casa Santa Marta, onde lhes assegurou que Deus está sempre ao seu lado, embora muitas vezes pareça difícil vê-lo.

Confira ainda: