O Conselho Inter-religioso do Quênia, no qual estão católicos, muçulmanos e hindus, pediu aos candidatos das eleições gerais de 2017 que detenham a violência e que parem de converter este acontecimento “em uma questão de vida ou morte para os quenianos”.

Em um comunicado enviado à agência vaticana Fides, os líderes religiosos assinalaram que “é imoral e criminoso para todos aqueles que buscam um cargo aceitar que os quenianos possam morrer ou ser mutilados somente para satisfazer suas ambições políticas”.

Do mesmo modo, indicaram: “Estamos particularmente preocupados com o fato de que políticos e aspirantes a vários níveis estejam criando milícias, cuja única intenção é levar a violência aos quenianos”.

“Tudo isso deve ser detido imediatamente. Pregar e praticar a paz ao invés de criar estruturas de violência”, manifestaram.

Por outro lado, denunciaram que a mídia tradicional não deve seguir “a propaganda étnica e tribal difundida nos meios de comunicação sociais por parte de políticos sem escrúpulos”.

Também pediram que a Comissão Eleitoral Independente (IEBC) estabeleça um registro claro dos eleitores e verifique o correto funcionamento dos dispositivos eletrônicos que serão usados nas urnas eleitorais, já que os que foram usados nas eleições precedentes “falharam miseramente”.