Bispo chinês que foi símbolo de fidelidade ao Papa e ao Vaticano, Dom Zeng Jing Mu faleceu no sábado, 2 de abril, após sofrer uma queda em casa. Ele era Bispo emérito da Diocese de Yujiang e tinha 96 anos, dos quais 23 passou na prisão por causa da sua lealdade à Igreja Católica.

Dom Zeng Jing Mu foi ordenado sacerdote em 1949 e, conforme assinala a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), conheceu de perto a violência do regime comunista de Mao Tse-Tung sobre a comunidade cristã.

Por conta da perseguição aos cristãos, praticada durante os tempos da Revolução Cultural, e por causa de sua recusa em pertencer à chamada Associação Patriótica, com a qual o governo de Pequim pretende controlar os católicos chineses, dezenas de ordens de prisão foram expedidas contra este Prelado.

O Vaticano nomeou como seu sucessor em Yujiang Dom John Peng Weizhao, cuja ordenação ocorreu em 2014. Logo em seguida, em maio desse mesmo ano, o novo Prelado foi detido, mas o libertaram posteriormente em novembro.

O funeral do Bispo emérito de Yujiang está marcado para esta quarta-feira, dia 6 de abril.

Confira também: