O Subdiretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, informou que está sendo feita uma investigação sobre uma possível malversação de recursos no Instituto Pediátrico ‘Bambino Gesù’ de Roma e precisou que o Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado Emérito do Vaticano, não faz parte desta.

Assim o indicou Burke na manhã de ontem em uma breve declaração aos jornalistas na Sala de Imprensa do Vaticano.

A investigação recai sobre Giuseppe Profiti, Presidente do Instituto Pediátrico, e Massimo Spina, tesoureiro da instituição. São acusados de uma possível apropriação e uso ilícito do dinheiro da reestruturação do apartamento do Cardeal Bertone.

Em uma nota assinada pelo seu advogado, Michele Gentilone Silveri, afirmou que “o Cardeal Bertone assinala que nunca deu indicações nem autorizou a Fundação ‘Bambino Gesù’ para realizar algum pagamento em relação ao apartamento que ele mora, o qual é propriedade do Governo” da Cidade do Vaticano.

No comunicado aparece ainda que o jornal italiano ‘L’Espresso’ publicou algumas cartas entre o Cardeal Bertone e Giuseppe Profiti, Presidente da Fundação ‘Bambino Gesù’.

O advogado sublinha que o “Cardeal Bertone não recebeu nenhum subsídio de terceiros, pagou pessoalmente o valor solicitado ao governo em relação aos trabalhos do apartamento atribuído a ele pelo governo da cidade do Vaticano e que é propriedade desta última”.

Em efeito, o Cardeal italiano não é dono do apartamento no qual reside, cuja extensão foi superestimada em vários artigos da mídia secular.

Do mesmo modo, o Cardeal fez uma doação voluntária de 150 mil euros à Fundação ‘Bambino Gesù’, um valor que tinha a disposição, como ele mesmo explicou, graças as “minhas economias e a várias contribuições beneficentes recebidas durante os últimos anos para fins de caridade”.