Um ostensório com os traços de Nossa Senhora será usado durante Adoração ao Santíssimo Sacramento, no Campus Misericordiae, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Cracóvia, Polônia. De lá, a peça sacra será transferida para Ruanda, na África, onde se transformará na semente do Centro de Oração pela Paz.

A iniciativa, segundo o site oficial da JMJ, está relacionada à Associação Comunità Regina della Pace, que há oito anos realiza uma missão apostólica de adoração em intenção da paz e reconciliação interpessoal.

O ostensório da Jornada que acontecerá de 25 a 31 de julho ainda não foi finalizado, mas seguirá os traços de todas as obras construídas pela Associação, que têm como característica fazer alusão à imagem de Nossa Senhora e são confeccionados na Polônia, no ateliê do artista Mariusz Drapikowski em Gda?sk.

De acordo com a organização, sua proposta é uma resposta aos inúmeros pedidos de Nossa Senhora e um desejo de implementar o testamento espiritual de São João Paulo II, o “grande campeão da paz”.

“O objetivo da Associação é promover oração pela paz durante o encontro pessoal com Jesus no Santíssimo Sacramento. Nós rezamos pelo dom da paz no mundo, mas também pela graça de experienciar a paz em nossos corações”, explica o vice-presidente da Associação, Piotr Pajestka, ao site da Jornada.

A Associação realiza esta missão com a iniciativa “12 estrelas na coroa de Nossa Senhora, Rainha da Paz”, que busca criar doze centros de oração em locais afetados por conflitos armados, falta de compreensão entre as pessoas e as religiões.

O primeiro desses centros de adoração perpétua foi fundado na quarta estação da Via Sacra em Jerusalém. Atualmente, estão também em Belém, Ozerne (Cazaquistão), Medjugorje (Bósnia e Herzegovina), Yamoussoukro (Costa do Marfim), Hwaseong (Coreia), e Dagupan (Filipinas), e o próximo será em Ruanda, que viveu um genocídio em 1994.

Além desse projeto principal que são os centros de adoração pelo mundo, a Associação Comunità Regina della Pace também realização o Apostolado da Paz. De acordo com Piotr Pajestka, a proposta consiste em “um compromisso de oração diária e adoração pela paz”.

“Dessa forma – explica –, nós permanecemos espiritualmente conectados com os lugares do mundo onde a adoração ao Santíssimo Sacramento continua. Estamos criando uma cadeia de oração, que envolve o mundo”.

Confira também: