Vários bispos de diferentes países da América expressaram seu pesar pela morte de Madre Angélica da Anunciação, fundadora da Eternal Word Television Network (EWTN), a maior rede católica de televisão do mundo, presente em mais de 144 países.

Segundo informações do SIAME (Sistema Informativo da Arquidiocese do México), o Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, afirmou que “a Madre Angélica foi formadora, inspiração e exemplo de várias gerações de comunicadores católicos, principalmente nos países de idioma espanhol, e uma evangelizadora em tempo completo nos meios de comunicação”.

“Elevamos a Deus as nossas preces pelo eterno descanso desta religiosa, a quem o Senhor chamou ao seu reino precisamente na celebração da Páscoa da Ressurreição”, adicionou.

Os bispos do Paraguai também expressaram suas condolências na página da Conferência Episcopal pelo falecimento da religiosa: “Ela nos deixou um legado que nos compromete a continuar trabalhando, sem cansaço, pela difusão da Palavra de Deus, como estamos fazendo há 20 anos no Paraguai, com o apoio inicial da mesma Madre Angélica, por meio do seu trabalho pioneiro e profético da EWTN”.

Dom José Ignácio Munilla, Bispo de San Sebastián (Espanha), manifestou em sua conta de Twitter: “Através da Madre Angélica, Deus quis visualizar o fruto apostólico oculto da vida contemplativa”.

 

Nos Estados Unidos, o Presidente da Conferência Episcopal, Dom Joseph Kurtz, disse que a Madre Angélica foi “uma mulher extraordinária, crente devota e uma pioneira dos meios”.

“A Madre Angélica transmite o mandato do Evangelho de ir e fazer discípulos a todas as nações (Mt 28,19) e, assim como os melhores evangelistas, utilizou as ferramentas de comunicação de seu tempo para que isto aconteça. Ela mostrou uma capacidade única para a missão e mostrou ao mundo uma vez mais a contribuição vital das religiosas”, indicou o Prelado.

 

Do mesmo modo, Dom Robert Baker, Bispo de Birmingham, no Alabama, ressaltou que o testemunho da religiosa, sua “sabedoria e sua profunda fé no Senhor eram evidentes nas centenas de programas que emitiu na rede que fundou, divulgando muitos valores que eram ignorados pelos meios seculares”.

 

Em seguida, Dom José Gómez, Arcebispo de Los Angeles, pediu orações pela alma da querida religiosa: “Amigos, rezem comigo pelo descanso da Madre Angélica. Que Deus lhe conceda a paz”.

Mais em

 

Dom Robert Barron ressaltou em uma reflexão publicada na página ‘Word on Fire’ três características da religiosa: “sua confiança na providência de Deus, seu profundo sentido da qualidade sobrenatural da religião e sua convicção de que o sofrimento tem um valor salvífico”.

O Cardeal Sean Patrick O´Malley, Arcebispo de Boston, destacou em sua conta do Twitter: “A Madre Maria Angélica, fundadora da EWTN, respondeu ao chamado do Senhor de levar um espírito de evangelização às vidas e lares de inúmeras pessoas”.

 

Confira ainda: