O Secretário Geral da Conferência Episcopal do Chile, Dom Cristián Contreras Villarroel, informou que a comissão para uma possível visita do Papa Francisco ao país retomará seus trabalhos de coordenação em vistas a 2017.

A comissão suspendeu seus trabalhos em novembro de 2015 depois que informaram que Francisco não viajaria a este país neste ano. Entretanto, Dom Contreras assinalou: “Reativaremos proximamente, sabendo que, embora não seja de maneira oficial, o Papa Francisco teria expresso seus desejos de visitar o Chile durante 2017”.

Acrescentou que durante o mês de maio “o Bispo secretário geral da Conferência Episcopal Mexicana, Dom (Eugenio Andrés) Lira visitará nosso país. Ele foi o responsável pela recente visita do Papa Francisco ao México e muito fraternalmente nos contará a sua experiência”.

“Muitas instituições e profissionais nos expressaram sua total disponibilidade para cooperar: policiais, médicos, jornalistas, sacerdotes, leigos – homens e mulheres – e também de quem teve a experiência de preparar a visita do Papa João Paulo II, em abril de 1987”, disse o Prelado ao jornal ‘La Tercera’.

Em seguida, o Bispo de Melipilla também informou que retomarão o diálogo acerca deste mesmo tema com a embaixada do Chile no Vaticano e, “em agosto do ano passado, tivemos uma excelente entrevista em Melipilla com a embaixatriz ante a Santa Sé, Sra. Mónica Jiménez. Proximamente, quando reativarmos esta comissão, reiniciaremos as conversações com ela”.

Em maio de 2015, o Chanceler chileno, Heraldo Muñoz, disse que o Santo Padre visitaria o país em 2016. Entretanto, em novembro desse mesmo ano o Presidente da Conferência Episcopal do Chile, Cardeal Ricardo Ezzati, informou que a viagem não seria possível devido às atividades do Ano da Misericórdia e a viagem do Papa ao México, mas assegurou que o Pontífice lhe manifestou seu desejo de visitar o país em 2017.

Confira também: