Aproximadamente cinquenta damas de branco e outros opositores pacíficos foram detidos pelo Governo de Raul Castro ontem em Havana (Cuba), durante o primeiro dia da visita do Presidente de Estado Unidos, Barack Obama.

Esto ocurrió en las calles de La Habana esta mañana... Para que le quede bien claro a Obama que NO se respetarán los derechos humanos en Cuba.COMPARTE!!!!!!!!!!!!

Publicado por Yusnaby Pérez em Domingo, 20 de março de 2016

 

Como de costume, as damas de branco, junto a sua líder Berta Soler, iniciaram seu percurso pacífico logo depois de participar da Missa na paróquia Santa Rita. Carregando um cartaz com a frase “Obama, viajar a Cuba não é divertido. Não queremos mais violações dos Direitos Humanos”, as mulheres, junto a outros dissidentes, tomaram parte da iniciativa #TodosMarchamos.

Entretanto, depois de caminhar cerca de cem metros e jogar para o alto cópias da Declaração Universal de Direitos Humanos, apareceu uma manifestação contra, na qual havia simpatizantes do Governo que levavam pôsteres com “#TodosMarchamos por um socialismo próspero e sustentável”.

Os opositores foram algemados por policiais e agentes do governo que os subiram à força em um ônibus da polícia. Como de costume nos últimos meses, os dissidentes foram retidos durante várias horas.

Há alguns dias, o Movimento Cristão Libertação (MCL) emitiu um comunicado por ocasião da visita de Barack Obama ao país. No texto, denunciou que desde o anúncio do degelo nas relações entre Cuba e EUA, “somente houve um aumento notável na repressão aos ativistas cívicos e defensores dos direitos humanos”.

Por sua parte, antes da sua detenção no domingo, Soler assinalou à agência EFE que se pudesse conversar com o mandatário americano, lhe diria que “aqui nada mudou, mas também não vai mudar, chegou a uma Cuba reprimida e também vai embora de uma Cuba reprimida”.

Do mesmo modo, a União Patriótica de Cuba (UNPACU) denunciou “a repressão antes e durante a visita de Barack Obama”. Indicou que as detenções mostram que “o regime não pensa em mudar em nada os seus métodos repressivos, cujo principal fim é manter milhões de cubanos submetidos e obedientes, os quais vivem sem direitos e na mais profunda miséria”.

Visita de Obama

Ontem, como parte do programa, o Presidente dos Estados Unidos e sua família visitaram a Catedral de Havana, onde foram recebidos em privado pelo Arcebispo, Cardeal Jaime Ortega.

Na manhã de hoje, encontraram com Raúl Castro e Obama também participou em um foro com empresários americanos e empreendedores da ilha.

Confira ainda: