Em uma mensagem dirigida a todos os fiéis em Guadalajara, o Arcebispo dessa cidade, Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, assegurou que “Bento XVI tem uma grande experiência pessoal e está cheio de bondade e piedade”.

O Arcebispo de Guadalajara afirmou que “depois de participar de um dos eventos mais importantes da nossa Igreja Católica: Os funerais do Papa, tão estimado, João Paulo II e a eleição de nosso novo Sumo Pontífice, Bento XVI, retomo estas mensagens para lhes compartilhar algo respeito de nosso Santo Padre, da experiência pessoal e o conhecimento que temos dele” e acrescentou que só “aqueles afastados da Igreja ou incrédulos” o criticam.

O Cardeal recordou que “Guadalajara, como vocês sabem, pode considerar, o fato de ter sido visitada por dois Pontífices: João Paulo II e Bento XVI, em 1996, ainda sendo cardeal. Nesse tempo, como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, organizou uma reunião com as comissões de toda a América Latina, em nossa cidade. Hospedou-se na Casa de Exercícios, e pôde conhecer os lugares tradicionais da cidade e compartilhar, muito amavelmente, com algumas famílias”.

Do mesmo modo, o Cardeal Sandoval se referiu ao Papa como um “homem de grande profundidade científica e teológica, grande espiritualidade e oração, bondoso e singelo” e adicionou que “os comentários vertidos sobre ele (o Papa) são muitos e variados, recebendo inclusive críticas em torno de seu afazer, certamente de parte de incrédulos ou separados da Igreja”.

Também comentou que o atual Papa deixou a arquidiocese de Munique para converter-se no prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e “cuidar, precisamente, as correntes do pensamento e a ortodoxia da fé dentro da Igreja, responsabilidade que realizou com suficiente competência, porque é um teólogo destacado, fiel sempre ao Santo Padre”.

“Grande parte –continuou o Cardeal– de nossa atual sociedade desejaria que nossa Igreja partisse acorde com os tempos e as modas, sobre tudo em questões de fé e moral, mas isso é impossível. Temos, na Palavra de Cristo Nosso Senhor, palavras de vida eterna que nunca caducarão. Cuidar a fé e fidelidade da Igreja Católica a essa Palavra, foi o trabalho anterior de nosso atual Santo Padre, por 24 anos”.