“Há três dias morreu aqui, nas ruas, um sem-teto: morreu de frio. Em plena Roma, uma cidade com todas as possibilidades para ajudar. Por que, Senhor? Sequer um carinho… Mas eu me entrego, porque tu não desiludes”, disse na manhã de hoje o Papa Francisco ao recordar o indigente polonês que morreu há alguns dias perto do Vaticano e cujo funeral aconteceu no sábado, 12 de março.

O funeral foi presidido pelo Arcebispo polonês e Esmoleiro Pontifício, Dom Konrad Krajewski, na igreja de Santa Maria della Traspontina em Roma, no qual estiveram presentes vários amigos indigentes do falecido.

Dom Krajewski e outros bispos e sacerdotes da Cúria Romana atendem ao grupo de indigentes que dormem perto da Praça de São Pedro.

Os encarregados da Esmolaria e o Arcebispo informaram acerca do falecimento à Embaixada da Polônia, que logo divulgou a notícia ao governo e à família, a qual autorizou o funeral em Roma.

Um dos sacerdotes presentes no funeral, no qual estiveram presentes uma grande quantidade de pessoas, afirmou que “seus amigos se lamentavam alguns dias antes pelo atraso e perguntavam muito quando seriam feitas as exéquias. Estavam presentes também muitos voluntários”.

O corpo do polonês falecido, cujo nome não foi divulgado pela Esmolaria, foi sepultado no cemitério de ‘Prima Porta’.

O comunicado da dependência vaticana informou que “logo depois das exéquias todos os amigos do sem-teto foram convidados à Casa ‘Dono di Misericordia’ para partilhar um almoço oferecido pelo Papa Francisco”.

Confira também: