As iniciativas do Papa Francisco transcendem fronteiras e uma delas já foi feita em sua terra natal. Na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, localizada em Barracas (Buenos Aires), foram instaladas duchas para as pessoas sem-teto, estas estarão disponíveis a partir do dia 15 de março.

#DuchasDelSagrado Miserando Cátedra Del Diálogo Y De La Cultura Del Encuentro Basílica Sagrado Corazón de Barracas

Publicado por Comunidades del Sur em Quarta, 9 de março de 2016

 

O Pe. Sebastián García, pároco do templo e membro da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, disse ao Grupo ACI que esta iniciativa surgiu em um dia. Depois da Missa, quando um grupo de pessoas se aproximou da associação Miserando propôs instalar duchas para indigentes.

Ao sacerdote chamou a atenção que “o fato de que o Papa tivesse colocado, em um dos lugares mais importantes e icônicos para a fé católica, um lugar para os desamparados e periféricos. Atualmente, este não é apenas um lugar de culto, mas também onde experimentam e repartem a misericórdia”.

“Deste modo, queríamos copiar e replicar o que o Papa Francisco fez na Praça São Pedro, organizando um lugar destinado à atenção das pessoas que moram na rua”, disse.

A renovação dos banheiros da paróquia foi feita entre os meses de setembro e dezembro do ano passado. O Pe. García comentou: “Vimos a generosidade de muitas pessoas. Inclusive uma empresa nos doou todo o material e a mão de obra. A Igreja não gastou nada”.

As duchas funcionarão duas vezes por semana. Nas terças-feiras das 16h às 18h e aos sábados de das 9h às 13h. Nos banheiros há duas duchas, dois lavatórios e dois vasos sanitários. Também oferecerão assistência médica, haverá um ortodontista e um cabeleireiro neste local.

Toda esta obra estará fiscalizada por assistentes sociais e psicólogos.

“Realizaremos vários serviços, mas não será somente algo na área física. Não queremos cuidar apenas da saúde física, mas também um lugar de saúde espiritual e moral sobre todas as coisas. Escutaremos suas histórias e compartilharemos com eles um prato de comida”, disse o Pe. García ao Grupo ACI.

Por outro lado, o sacerdote comentou: “Enviamos uma carta ao Papa Francisco. Não tivemos uma resposta oficial, mas sabemos que recebeu esta carta, que conhece esta iniciativa e que achou uma boa ideia”.

Em seguida, o Pe. García explicou que todo tipo de ajuda será bem-vinda e que os voluntários que participarão – não têm que ser necessariamente cristão – serão capacitados para cada uma das tarefas.

O sacerdote disse que esta experiência “mostra a misericórdia de Deus. Como dizem que Deus é sobre todas as coisas misericordioso. Também é um grande chamado de Jesus a todos os cristãos, e particularmente a mim, a deixar de reclamar e começar a fazer”.

Confira também: