A imprensa italiana publicou parte da mensagem que o Papa Bento XVI dirigiu ao rabino chefe emérito de Roma, Elio Toaff, pelo seu 90º aniversário, na qual se compromete a continuar o diálogo que seu antecessor, João Paulo II, manteve com a comunidade judia.

Depois de agradecer “as boas relações tecidas com a Santa Sé” pelo Rabino Toaff, quem foi um bom amigo do João Paulo II e inclusive foi nomeado no testamento espiritual do falecido Pontífice. Bento XVI destacou a “ocasião para renovar o compromisso de continuar o diálogo entre nós, olhando ao futuro com confiança”.

Bento XVI também recordou a histórica visita que seu antecessor realizou à sinagoga de Roma em 1986, que supôs a primeira vez que um Pontífice ingressou em um templo judeu.

“Recordo com alegria o abraço com o qual foi acolhido na sinagoga de Roma em 13 de abril de 1986”, indicou o Papa e agradeceu a Deus “pelo dom da longa e fecunda vida que lhe concedeu, durante a qual a bondade de Deus se manifestou muitas vezes”.

A mensagem papal foi entregue pelo Cardeal Walter Kasper, que foi a visitar o Rabino Toaff junto com o Vigário de Roma, Cardeal Camillo Ruini; o Cardeal Roger Etchegaray e o secretário pessoal do João Paulo II, Dom Stanislao Dziswiz.