Com ocasião da toma de posse da Cátedra de Roma o Santo Padre celebrou a Eucaristia na Basílica de São João de Latrão e explicou que o Bispo de Roma se senta na Cátedra para dar testemunho de Cristo”.

“É o símbolo da potestas docendi, aquela potestade de ensinar que é parte essencial do mandato de atar e desatar conferido a Pedro pelo Senhor”, indicou e adicionou que “a Cátedra é uma potestade de obediência e de serviço, para que a Palavra de Deus possa resplandecer entre nós”.

Refereindo-se à sua missão de Bispo de Roma disse que a missão de todos os Sucessores de Pedro é “ser guia na profissão de fé em Cristo, o Filho de Deus vivo. Aquele que se senta sobre a cátedra de Pedro deve ter a consciência de ser um homem frágil e débil, constantemente necessitado de purificação e de conversão. Mas ele deve ser consciente que do Senhor lhe vem a força para confirmar a seus irmãos na fé e os ter unidos na confissão do Cristo crucificado e ressuscitado”.

Também recordou o papel fundamental dos sucessores dos apóstolos, os bispos, em garantir que todo cristão testemunhe a Cristo Ressuscitado.

Dirigindo-se a todos os bispos do mundo o Papa Bento XVI disse que “no sacramento da ordenação episcopal lhes é conferida a graça e a potestade necessárias para este serviço”.

Ao final se dirigiu a todos os romanos. Agradeceu-lhes pela generosidade, simpatia e paciência, e recordou que “pelo fato de ser católicos todos somos também romanos. Como católicos, de algum modo, todos nascemos em Roma. Assim quero procurar ser com todo o coração seu Bispo. E todos nós queremos procurar ser sempre mais católicos, sempre mais irmãos e irmãs na grande família de Deus”.