No estado de Barinas (Venezuela), a Comunidade Salesiana encarregada da Escola Técnica Agrônoma “São José” denunciou que cerca de 15 hectares foram ocupados por invasores na semana passada.

Como informou a agência vaticana Fides, os invasores queimaram uma caminhonete da instituição perto dos depósitos de gás, colocando em risco a segurança dos estudantes e dos salesianos que ali residem.

“Quando quisemos apagar o fogo, vimos que não saía água já que o quadro elétrico estava queimado, por isso não funcionavam as bombas de água”, disse o Pe. Rafael Montenegro, diretor da instituição.

Acrescentou que o mais grave aconteceu ao amanhecer, “quando se deram conta de que havia uma trilha de combustível de onde estava estacionado o caminhão até onde se encontram os bujões de gás, a cinco metros de distância, e por cima dos bujões havia trapos molhados com diesel”.

“Foi um milagre que o fogo não chegasse ali”, disse o sacerdote.

Sabe-se também que o diretor do centro agrícola foi à Circunscrição Judicial local para solicitar uma medida de proteção para seus alunos.

“Conforme o estabelecido no artigo 322 da Lei Orgânica para a Proteção das Crianças e dos Adolescentes, solicitamos se tome a medida de desalojamento do grupo de pessoas que se encontram perturbando e violentando os direitos antes mencionados, para assim proteger as instalações desta instituição, já que existe o temor iminente de que aumentem as agressões e fiquem em risco a vida dos adolescentes que permanecem internos”, diz parte do documento difundido pela imprensa.

Ante a difícil situação que vive constantemente esta comunidade salesiana, a Diocese de Barinas mostrou seu apoio e se pronunciou em um comunicado exortando as autoridades a devolver “a paz para uma instituição com qualidade educativa, na qual se formaram mais de dois mil técnicos que trabalham para produzir bem-estar para a família venezuelana”.

Deste modo, pediram a toda a coletividade católica do estado e ao povo em geral para “estar vigilantes ante estes atropelos ilegais” e “exigir o respeito e o resguardo dos espaços e infraestrutura desta instituição”.

A “Escola Técnica Agrônoma Salesiana São José” funciona há 32 anos em Barinas, a 500 km de Caracas.

Segundo a agência Fides, esta instituição conta “com grande estima entre a população e com um reconhecido trabalho educativo entre seus alunos, muitos deles sem recursos e procedentes de zonas rurais afastadas”.

Assinala também que a ocupação dos terrenos é obra de invasores de terras e que “nos últimos meses ocorreram diferentes incidentes e a cerca do centro foi demolida pelos ocupantes, que inclusive chegaram a queimar parte dos cultivos de milho, muito valiosos na região, pondo em risco a produção anual”.

Confira também: