O Arcebispo Paul Josef Cordes, Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum e enviado especial do Papa João Paulo II ao Haiti e República Dominicana, percorreu neste final de semana a zona atingida pelo transbordamento do rio Blanco.

"O Papa me pediu que vos trouxesse sua benção e a segurança de que estais presentes em suas orações”, afirmou o Prelado durante a Missa que presidiu ontem na Parróquia São José em Jimani –a 280 quilômetros a oeste de Santo Domingo–.

Na Missa, o Arcebispo –que entregará ao Pontífice um informe sobre os danos e a situação após a tragédia– leu a “mensagem de alento espiritual” enviado pelo Papa aos mais de mil e 300 danificados e afirmou que “o Santo Padre teve, desde sempre, uma atenção especial com aqueles que se encontram no sofrimento”.

Segundo o balanço oficial de danos estabelecidos pela Comissão Nacional de Emergências (CNE), a enxurrada provocou somente na República Dominicana a morte de 392 pessoas, enquanto que outras  275 ficaram registradas como desaparecidas.

O Prelado se reunirá com o Cardeal  Nicolás de Jesús López Rodríguez, com o Núncio Apostólico na República Dominicana, Dom Timothy Broglio, e com os bispos haitianos.

Dom Cordes visitará –além de Jimani– a cidade de Arenoso, em San Francisco de Macorís; a zona de Monte Plata, que corresponde à Arquidiocese de Santo Domingo, e a setores marginalizados na capital, como La Barquita; para então seguir viagem para o Haiti.