Os peregrinos que chegam a Roma por ocasião do Jubileu da Misericórdia podem percorrer uma das catacumbas mais importantes da Cidade Eterna e admirar pinturas dos primeiros cristãos como as de São Marcelino e São Pedro dos anos 100 e 200 d.C., restauradas durante três anos e que agora finalmente já estão abertas ao público.

As catacumbas são os antigos cemitérios subterrâneos usados durante algum tempo pelas comunidades cristãs de Roma, as quais começaram a ser construídas durante o século II até a primeira metade do século V.

 

Desde sua origem foi somente um lugar de sepultura onde os primeiros cristãos se reuniam para celebrar os funerais e comemorar o aniversário dos mártires. Não obstante, durante as perseguições contra os cristãos no Império Romano serviram também como refúgio e um local onde celebravam a Eucaristia secretamente.

São Marcelino e São Pedro, cuja festa é celebrada no dia 2 de junho, foram martirizados em Roma no ano 304 durante a perseguição de Diocleciano, imperador de Roma, que liderou a chamada “Grande Perseguição”, uma das mais sangrentas da história.

São Marcelino foi um sacerdote muito estimado em Roma e São Pedro um cristão piedoso com um dom especial para a expulsar demônios. Ambos estão entre os Santos romanos comemorados diariamente no cânon da Missa.

 

Os trabalhos de restauração foram possíveis graças ao financiamento da fundação de ‘Azerbaiyán Heydar Aliyev’, por meio de um acordo com o Pontifício Conselho para a Cultura e a Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra.

Estes trabalhos possibilitaram a recuperação de valiosas pinturas feitas pelos primeiros cristãos, as quais representam cenas da Bíblia como a pequena sala ou cubículo de Susana, o profeta Daniel, Sabina e Orfeu; ou a Virgem com dois Reis Magos.

Em um dos tetos também ressalta um medalhão central do Bom Pastor, rodeado dos episódios bíblicos de Jonas, de Daniel na cova dos leões e da Arca de Noé.

Para conseguir devolver todo seu esplendor às pinturas e evitar que perdessem totalmente com o passar do tempo, utilizaram algumas técnicas modernas como a limpeza com laser.

Sem dúvida, um dos espaços centrais das catacumbas é a cripta dos mártires Marcelino e Pedro, onde se pode observar o lugar no qual foram cavadas suas tumbas.

As catacumbas dos dois mártires pertencem ao complexo arqueológico Ad duas lauros, localizado em uma área oriental no sul de Roma, onde famílias de classe baixa e comerciantes moravam antigamente.

 Confira ainda:

Mais em