Ao acompanhar o Papa Francisco em sua viagem ao México, o vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger, se mostrou impressionado com a participação dos jovens na Missa presidida pelo Pontífice no domingo, 14, em Ecatepec.

“A celebração da Santa Missa em Ecatepec (a uns 50 quilômetros da Cidade do México) reuniu uma multidão. Grande parte dos jovens (havia tantos jovens que parecia que eu estava na JMJ) dormiu no local de sábado para domingo”, contou o Prelado ao site da Arquidiocese de Salvador.

A Missa em Ecatepec reuniu cerca de 400 mil pessoas – um milhão, no total, contando os que estavam fora da esplanada do Centro de Estudos Superiores.

Desde o início da manhã, milhares de peregrinos aguardavam ansiosamente a chegada do Papa Francisco, que chegou ao local por volta de 11:05, depois de uma curta viagem de papamóvel, enquanto milhares de pessoas cantavam: “Se vê, se sente, o Papa está presente!”.

Para Dom Murilo Krieger, nesta viagem, o Papa Francisco “tem tocado nos pontos que são uma verdadeira ferida no México: narcotráfico, violência, injustiças, assassinatos em série etc”.

A realidade mexicana esteve presente na reflexão do Santo Padre antes da oração do Ângelus, no domingo, em Ecatepec.

Na ocasião encorajou os mexicanos a fazer do México uma “terra de oportunidade; onde não haja necessidade de emigrar para sonhar; onde não haja necessidade de se deixar explorar para ter emprego; onde não haja necessidade de fazer do desespero e da pobreza de muitos ocasião para o oportunismo de poucos”.

Que o México seja “Uma terra que não tenha de chorar homens e mulheres, jovens e crianças que acabam destruídos nas mãos dos traficantes da morte”, insistiu ele.

Sobre as declarações do Pontífi

ce, o vice-presidente da CNBB explicou que são “palavras duras, mas com uma doçura que só aos poucos os mexicanos vão entender a mensagem dada”.

Além de Dom Murilo Krieger, também está representando os Bispos brasileiros nesta 12ª viagem internacional do Papa Francisco o Bispo auxiliar de Aparecida (SP), Dom Darci Nicioli.

Confira também: