O Papa Francisco nomeou como Observador Permanente da Santa Sé ante o Escritório das Nações Unidas e Instituições Especializadas em Genebra e Observador Permanente ante a Organização Mundial do Comércio Dom Ivan Jurkovi, até agora Núncio Apostólico para a Federação Russa e do Uzbequistão.

Substitui o Arcebispo Silvano Maria Tomasi, que deixa o encargo ao fazer 75 anos e depois de dez anos nas Nações Unidas.

Ivan Jurkovi era desde 2011 Núncio Apostólico para a Federação Russa e do Uzbequistão. Esta nomeação se deu após a reunião entre o então presidente da Federação Russa, Dmitry Medvedev, e Bento XVI, em fevereiro do mesmo ano. 

Jurkovi havia trabalhado já em Moscou entre 1992 e 1996 como representante da Santa Sé. Em seguida, foi nomeado primeiro Núncio na Bielorrússia e depois na Ucrânia.

Por sua parte, Silvano Maria Tomasi começou seu trabalho diplomático como Núncio na Etiópia, Eritreia e Djibuti em 1996 e em Genebra desde 2003.

A nomeação da Santa Sé acontece um dia depois do histórico encontro entre o Papa Francisco e o Patriarca russo Kirill, em Cuba. Francisco é o primeiro Pontífice que se encontra com um patriarca ortodoxo russo. Com ele manteve uma reunião privada e assinaram uma declaração conjunta e pronunciaram umas breves palavras.

Ao saudar o Patriarca Kirill, o Papa Francisco disse: "Está claro que isto é a vontade de Deus" e em várias ocasiões lhe recordou que "somos irmãos". O Santo Padre também deu de presente ao Patriarca uma relíquia de São Cirilo.

Depois do histórico encontro, o Papa continuou a viagem ao México para começar uma visita apostólica a este país.

Confira também: