O Arcebispo de Monterrey (México), Dom Rogelio Cabrera López, pediu a toda a comunidade unir-se a ele em oração depois do motim ocorrido em uma prisão local, o qual causou a morte de 52 pessoas e 12 ficaram feridas.

“Queremos convidar toda a comunidade a fim de que nos unamos em oração por nossos irmãos que estão presos e pelas suas famílias que estão passando por momentos de angústia ante o acontecido”, assinalou o Prelado em um comunicado.

Na madrugada desta quinta-feira ocorreu um motim na penitenciária de Topo Chico localizada em Monterrey, estado de Nuevo León.

Segundo informações da CNN, o governador desse estado, Jaime Rodríguez Calderón, confirmou a quantidade de falecidos e expressou que não há mulheres nem crianças entre as vítimas.

As autoridades estão trabalhando na identificação de mortos e feridos e fazendo a lista dos réus, informaram fontes do Estado.

Da mesma maneira, estão avaliando as condições do lugar a fim de decidir se transladarão os réus a outra prisão ou não.

A diretora da prisão, Gregoria Salazar, indicou inicialmente que havia cerca de 30 mortos e dezenas de feridos. Logo depois, disse que a situação já está sob controle.

Em seu comunicado, o Arcebispo de Monterrey exortou a fim de que “esta situação seja controlada como é devido e que as autoridades correspondentes informem, principalmente às famílias dos internos, qual o estado que guarda este Centro de Reabilitação”.

“Ante este lamentável acontecimento – prossegue o texto – nos unimos humildemente ao pedido que familiares de internos expressaram a fim de que se realize uma revisão profunda da situação na qual estão os Centros de Reajustamento em nosso Estado”.

Ao finalizar o comunicado, Dom Cabrera conclui com um pedido para que os sacerdotes que “participaram ativamente na celebração da Quarta-feira de Cinzas elevem suas preces por esta intenção durante a celebração da Eucaristia durante este dia”.