O novo reality show chamado The Monastery (O Mosteiro), produzido e transmitido pela rede inglesa BBC, causou polêmica desde seu lançamento e seus resultados impactaram inclusive seus criadores. Seus responsáveis nunca estimaram que submeter cinco pessoas não crentes à vida monástica por várias semanas, poderia causar mudanças espirituais nos participantes.

"Os participantes passaram 40 dias e 40 noites em um monsteiro católico –localizado em Crawley– seguindo a regra beneditina, para provar se as regras da vida monástica ainda têm relevância no mundo de hoje", conforme indica uma nota de imprensa da BBC.

"Embora nenhum deles tinha uma vida similar a do outro antes de chegar aqui, os cinco participantes queriam descobrir se a vida tem um sentido mais pleno. Esperava-se que todos vivessem de acordo à regra beneditina com um estrito horário de refeições, estudo, oração e afazeres", explica a nota.

O Padre Christopher Jamison é abade de Worth Abbey desde 2002. Seu mosteiro foi selecionado para filmar o programa e nele residem 27 monges.

O abade declarou que "este é um projeto no qual existe a oportunidade de descobrir o que nosso modo de vida tem para oferecer às pessoas de hoje que não compartilham nossas crenças" e expressou seu desejo de que " os participantes descubram o mais profundo de seu interior e ali se encontrem com Deus".

Aparentemente, assim foi. Os cinco participantes asseguram haver-se aproximado de Deus. Um deles, estudante de budismo em Cambridge, quer converter-se em sacerdote anglicano; outro se reencontrou com a fé que rechaçou quando criança e um produtor de filmes pornográficos se converteu.

Este último se chama Tony Burke e tem 29 anos. Em uma de suas entrevistas durante o show indicou que "não queria que isto acontecesse. Não acreditava em nada disto e agora lhes digo que sim. Sim acredito".