Entre os dias 7 e 11 de maio, as rádios católicas lusófonas irão se reunir em São Paulo a fim de coordenar estratégias e melhor concretizar a solidariedade e o intercâmbio.  O evento é uma convocação da Associação VOX , Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa.

Com o tema “Brasil – África: que solidariedade? O papel de Portugal” tem como objetivo refletir sobre a concretização de uma verdadeira parceria.

O encontro conta com representantes de países da América, África, Europa e Ásia, todos lusofalantes. Realizado a cada  dois anos, os encontros anteriores ocorreram em Cabo Verde e Moçambique. Este ano contará co a participação da Assembléia Geral anual e pela primeira vez, da Rádio da Diocese de São Tomé e Príncipe, co-fundadora da VOX, e representada pelo seu Bispo, Dom Abílio Ribas, e a Rádio Kamanec de Díli, noTimor Leste.

Participam também uma rádio que serve comunidades portuguesas, Voz dos Açores nos EUA, e a recém-criada ARCAMO – Associação das Rádios Católicas de Moçambique, que pede o seu ingresso na VOX.

O encontro acontecerá por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano com o tema “Os meios de comunicação a serviço da compreensão entre os povos”. Numa forma concreta, consolidando os seus projectos de ação, a VOX procura caminhos e meios para “incluir-se um autêntico compromisso com o bem comum, um bem que não se reduza aos estreitos interesses de um grupo particular ou nação”, como refere João Paulo II na sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações.

Dentre as Comunidades e  Países Lusófonos, espera-se larga participação de Portugal, através da ARIC (cerca de 70 rádios) e da Rádio Renascença, do Brasil, com a Rádio Aparecida e a UNDA / SIGNIS (cerca de 200 rádios), para além da ARCAMO (Moçambique), e também da Rádio Vaticano, filiada na VOX, através da seção portuguesa.

Para mais informações, acesse: http://www.vox-radios.pt ou na sede da UNDA - www.rcunda.com.br  (11) 5579-3332.