A Comissão Europeia rechaçou o pedido de vários eurodeputados do PSOE, Podemos e Esquerda Unida para que se pronunciasse sobre a propriedade da Catedral de Córdoba e, além disso, declara que não existe “base legal para intervir”.

 

Os eurodeputados esquerdistas pediram à Comissão sua intervenção em um escrito que reunia acusações graves contra a Igreja sem nenhuma prova e que anteriormente tinham sido rechaçadas tanto pela Justiça como pelas autoridades espanholas.

Segundo afirma o conselho da Catedral de Córdoba, a instituição europeia respondeu “de maneira decisiva estas questões inclusive por escrito, assegurando que não há base legal para intervir e que não lhe incumbe este assunto, a respeito da legislação nacional naquelas questões relacionadas com a propriedade do templo”.

Anteriormente, o Ministério de Fazenda espanhol havia assinalado em 2014 que a Igreja era a proprietária da Catedral de Córdoba e que não constava que o templo havia sido propriedade do Estado.

Depois das respostas concedidas pela Comissão Europeia, pelo Ministério de Fazenda em 2014 e pela Justiça acerca da titularidade do monumento, o Conselho da Catedral de Córdoba acredita que tenha chegado ao fim esta polêmica sustentada artificialmente por diferentes formações políticas.

Confira também: