O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, Padre Adilson Pedro Busin, C.S., Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), acolhendo pedido do Arcebispo, Dom Jaime Spengler, OFM.

Membro da Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrianos), Padre Adilson exerce função de vigário regional da congregação para a Região sul-americana com sede na capital gaúcha.

Nascido em 20 de maio de 1965, em Sandri (RS), o novo bispo é filho de filho de Ivo Busin e Adiles Signor Busin. Ingressou no Seminário da Congregação dos Missionários de São Carlos aos 14 anos.

Realizou o noviciado entre 1984 e 1985, com primeira profissão religiosa, em 22 de dezembro do mesmo ano. Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (RS) e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (Itesp), em São Paulo (SP). Foi ordenado sacerdote em 9 de janeiro de 1993. É mestre em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

Após ordenado, Pe. Adilson foi enviado em missão ao Paraguai, onde atuou como animador vocacional e orientador espiritual no Seminário Nossa Senhora de Caacupe, em Ciudad del Este. Em 1994, foi nomeado reitor do Seminário Menor em Santa Rosa del Monday.  

Ao retornar ao Brasil, em 2000, assumiu como vice mestre de noviços e, no ano seguinte, a função de mestre no noviciado Nossa Senhora de Guadalupe, em Porto Alegre. Foi vigário da província São Pedro dos Missionários Scalabrinianos. No ano de 2007, foi eleito superior provincial e, em 2013, assumiu como vigário e secretário provincial da nova regional Sul-americana. No mês de julho de 2015, voltou a exercer a função de mestre de noviços, em Porto Alegre.

Atualmente, é Vigário regional na Região sul-americana, Presidente da Associação Scalabriniana para o Serviço dos Migrantes e Mestre de noviços.