Originárias de um país majoritariamente católico, a seleção polonesa de futebol feminino realizou nesta semana uma visita à Portugal para disputar dois jogos. Compromissos à parte, as atletas e a comissão técnica fizeram questão de arrumar um horário na agenda para visitar o Santuário de Fátima.

“Estar aqui tão e não vir ao Santuário era estranho; tínhamos de vir celebrar uma missa aqui. Não temos muito tempo, temos dois jogos, mas há sempre um sinal de Nossa Senhora, dos Pastorinhos e tínhamos de vir”, afirmou o técnico Wujciem Basiuk ao site do Santuário.

A seleção polonesa participou de uma Missa na capela da Casa de retiros de Nossa Senhora das Dores, no dia 20 de janeiro. A celebração foi presidida pelo sacerdote que as acompanha, Pe. Remigiusz Tobera.

O sacerdote recordou a ligação entre os dois países, expressa por meio de Nossa Senhora de Fátima e São João Paulo II.

“Como atletas, a fé é algo muito importante, e para estas jogadoras, oriundas da Polônia, foi importante recordar o quão João Paulo II era ligado a Fátima”, disse Pe. Tobera, recordando o atentado sofrido pelo Papa polonês, no Vaticano, em 13 de maio de 1981.

 “O nosso povo estará sempre ligado a Fátima”, completou.

Para a maioria das 30 pessoas que integram o time e a equipe técnica, esta foi a primeira vez que visitaram Fátima.

A seleção participou de dois jogos em Portugal, em preparação para o Campeonato da Europa Holanda 2017 e aproveitaram uma tarde de descanso para conhecer Fátima. Segundo o técnico Wujciem Basiuk ir até lá era algo fundamental.

“Somos católicos, por isso Fátima é muito importante para nós. Temos o nosso santuário em Cz?stochowa e a ligação a Fátima é inevitável”, afirmou o treinador, lembrando o santuário mariano polonês, o qual o Papa Francisco já manifestou o desejo de visitar durante sua viagem à Polônia, em julho, em razão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Cracóvia.

Confira também: