José Correa, diretor da seção brasileira da organização Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), denunciou que "a imprensa livre está desaparecendo" na Venezuela e "(o Presidente) Chávez está difundindo a ideologia marxista, mas não só na Venezuela, mas também nos países vizinhos".

Correa considerou que a estratégia venezuelana "é um novo perigo para a Iberoamérica" e denunciou que "um meio de comunicação público pró-comunista está crescendo com dinheiro do Estado". Qualificou ao Presidente venezuelano de "ditador na prática" e afirmou que "provavelmente esteja apoiando a guerrilha esquerdista na Colômbia".

Do mesmo modo, o diretor da seção brasileira de AIN manifestou que na Venezuela "Fidel Castro está aumentando sua influência, já que há milhares de cubanos comunistas trabalhando no país, especialmente em escolas e no setor de saúde pública" e acrescentou que "estão tentando mudar a sociedade, com o fim de fazer-se, pouco a pouco, com o poder sobre ela. Isto é exatamente o que fez Fidel em Cuba".