No dia 17 de fevereiro, durante sua visita ao México, o Papa Francisco visitará os 800 presos do Centro de Readaptação Social Número 3 (CERESO 3) da Ciudad Juárez, localizado no estado de Chihuahua. Este centro penitenciário foi considerado uma alternativa para prender Joaquín “El Chapo” Guzmán, líder do cartel de Sinaloa, logo depois da terceira vez que foi preso na semana passada.

Conforme assinalou o Sistema Informativo da Diocese de Ciudad Juárez, do total de encarcerados, mais de cem são mulheres. Além disso, estarão presentes cerca de 200 parentes dos internos.

A visita ao CERESO 3 acontecerá no dia 17 de fevereiro às 10:30. Segundo o programa, o Papa escutará as palavras de Dom Andrés Vargas Peña, responsável pela Pastoral Penitenciária da Conferência do Episcopado Mexicano, assim como o testemunho da presidiária Evelia Quintana Molina.

Logo após o testemunho de Quintana Molina, o Santo Padre pronunciará um discurso e, em seguida, saudará os internos e entregará as lembranças.

Por sua parte, o governador de Chihuahua, César Duarte, indicou há alguns dias que a Procuradoria Geral da República tinha analisado a possibilidade de enviar “El Chapo” a este presídio devido a seus altos parâmetros de segurança. Entretanto, finalmente o governo decidiu deixá-lo novamente em Altiplano.

Do mesmo modo, em dezembro do ano passado, durante uma visita surpresa a esta prisão, Duarte agradeceu que o CERESO 3 tenha sido escolhido dentro do programa da visita do Papa Francisco ao México e destacou a melhora nas medidas de segurança deste centro penitenciário, “nomeado como o mais perigoso do mundo há cinco anos”.

Confira também: