No contexto do Jubileu da Misericórdia, o qual acontece desde o dia 8 de dezembro de 2015 até o dia 20 de novembro deste ano, o professor Franco Nembrini, perito no conhecido autor italiano Dante Alighieri, explicou que a Divina Comédia permite uma leitura especial do Ano Santo.

Nembrini recordou que Dante “realiza sua viagem ao outro mundo”, atravessando o inferno, o purgatório e o céu, no ano 1300, quando foi celebrado o primeiro Jubileu na história da Igreja, proclamado pelo Papa Bonifácio VIII.

Justamente, afirmou o especialista, com Dante Alighieri é possível peregrinar “no caminho da dor pelo mal (o inferno), através do abraço da misericórdia (purgatório), até a experiência de uma possível alegria nesta vida (o céu) ”.

A Divina Comédia, precisou, constitui a “representação da dinâmica das almas de todo o mundo”.

“Acredito que o fato de celebrar o Ano da Misericórdia, é uma oportunidade para enfatizar que a transição da condenação a salvação não depende de uma forte integridade ética ou moral, mas da decisão de abandonar-se ao perdão, à misericórdia de Deus que nos abraça com todo nosso mal”, indicou Nembrini.

Por outro lado, também explicou que Dante Alighieri propõe em seus escritos a questão do desejo humano: “a causa principal de toda ação humana…os desejos humanos se tornam cada vez mais e maiores. Este desejo é infinito e somente pode satisfazer-se por algo infinito, pelo ‘último desejável’ e isso é Deus”.

Acrescentou que estava tentado a dizer que poderia ver o Jubileu com “os olhos de uma criança. Sem preconceitos, nem preocupações acadêmicas. Simplesmente colocando o desejo, a necessidade humana, o desejo que todos nós temos do bem e da felicidade”.

Desde o dia 7 de dezembro, Franco Nembrini apresenta o programa de televisão “Nel mezzo del cammin” (No meio do caminho), transmitido por Sat2000. Nos 34 episódios da série refletirá acerca da Divina Comédia para “voltar sobre os passos de Dante, do caminho que o levou a ser consciente de sua necessidade e da resposta que Deus introduziu na história através de Jesus”.

O Papa e a Divina Comédia

O Papa Francisco afirmou em maio, em uma mensagem com ocasião da celebração dos 750 anos do Nascimento de Dante, que a Divina Comédia “pode ser lida, como um grande itinerário, mais ainda como uma verdadeira peregrinação, pessoal ou interior, tão comunitária, como eclesiástica, social ou histórica”.

“Dante é, portanto, um profeta da esperança, arauto da possibilidade do resgate, da libertação, da mudança profunda de cada homem e mulher, de toda a humanidade. Nos convida uma vez mais a recuperar o sentido perdido ou escondido de nossa viagem humana e esperar ver novamente o horizonte luminoso onde brilha a dignidade plena da pessoa humana”.

Confira ainda: