O Santuário Nacional de Aparecida acolheu mais de 12 milhões de romeiros e visitantes no ano de 2015. Ao longo dos doze meses do ano, exatamente 12.112.583 devotos passaram pela Basílica de Nossa Senhora, afirma o setor de imprensa do Santuário Nacional.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Santuário, os números de novembro colaboraram para que, na somatória geral dos meses, o registro de movimento no Santuário apresentasse um número 0,9% inferior ao ano de 2014, quando 12.225.608 romeiros haviam visitado a Casa da Mãe Aparecida.

Os dados, que foram consolidados nesta semana, confirmaram também a tendência de distribuição dos visitantes ao longo do ano, que já se apresenta nos últimos dez anos. Cerca de 60% dos romeiros fazem sua peregrinação no segundo semestre.

O maior movimento no ano foi registrado no dia 6 de setembro, domingo véspera do feriado de Independência do Brasil, quando 170 mil pessoas passaram pelo Santuário. O segundo dia que mais reuniu devotos em 2015 foi o dia 13 de dezembro, com 164 mil romeiros, data em que foi realizada a cerimônia de abertura da Porta da Misericórdia no Santuário Nacional.

O 12 de outubro, quando se comemora Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil, aparece como o terceiro dia mais movimentado do ano, sendo registrada a presença de 151 mil devotos.

No entanto, quando considerados os dados do final de semana que antecedeu a Festa da Padroeira se registra a maior concentração de peregrinos no ano. No período dos dias 10 a 12 de outubro 346 mil romeiros estiveram em Aparecida.

Tradicionalmente o mês de novembro é aquele que mais registra a presença de fiéis no Santuário Nacional. Em 2015 o histórico se repetiu e ao longo dos trinta dias do mês foram acolhidos 1,2 milhões de romeiros. No entanto, o número foi inferior ao ano de 2014, quando o registro de peregrinos chegou próximo à casa dos 1,5 milhões de visitantes neste mês.

Ao longo dos últimos 10 anos o Santuário Nacional registrou um crescimento de 32% na acolhida aos romeiros. Em 2005 eram registradas a presença de 8 milhões de visitantes.

Confira também: