O Papa Francisco voltou a surpreender nesta segunda-feira ao abandonar de forma inesperada os muros vaticanos e dirigir-se à cidade italiana de Greccio, localizada na província de Rieti, lugar no qual São Francisco de Assis colocou o primeiro presépio da história na noite de Natal de 1223.

O Santo Padre aproveitou a ocasião para saudar uma multidão de jovens que participavam de um encontro da Diocese. “Boa tarde”, começou dizendo aos jovens, surpresos por estar em frente ao Papa Francisco. “O Bispo da Diocese de Rieti, Dom Domenico Pompili, me disse que nestes dias de Natal seria bom vir rezar em Greccio. E por isso estou aqui. Mas não entendo o que trouxe a cada um de vocês até aqui!”, brincou o Papa Francisco.

“Na vida existem muitos sinais, muitos sinais. E no Evangelho, quando falamos do nascimento de Jesus, existem dois sinais que me levam a meditar. E gostaria que vocês também reflitam sobre isto”.

O Pontífice mencionou primeiramente a estrela dos Reis Magos: “O céu está cheio de estrelas, mas existe uma especial, uma estrela que deixou muitas coisas e começou um caminho através do qual não sabia onde a levaria”. Um sinal que diz que quando “em nossa vida encontramos alguma estrela especial, nos convida a fazer algo mais, algo bom, a empreender um caminho, a empreender uma decisão”. Por isso, devemos pedir a graça de descobrir “a estrela” que Deus quer que vejamos cada dia, porque “essa estrela nos levará a Jesus”.

O segundo sinal que o Papa Francisco citou foram os anjos que indicam ao pastor onde nasceu o Menino. Isto mostra a “pequenez de Deus”: “Deus se ‘abaixou’, se humilhou para ser como nós, para caminhar diante de nós. A pequenez, a humildade: Deus que está contra o orgulho, a autossuficiência, a soberba. E esta mansidão de um menino é o outro sinal: minha vida, é uma vida simples, humilde, que não é orgulhosa?”, perguntou aos jovens.

A última parte de sua saudação foi dedicada aos Reis Magos. “Os Magos foram astutos: deixaram que a estrela os guiasse. Todo o esplendor do palácio de Herodes não os enganou: ‘Não está aqui!’. Desejo que a vida de vocês esteja acompanhada sempre destes dois sinais que são um dom de Deus: que nunca lhes falte a estrela e nem a humildade de redescobrir Jesus nos pequenos, nos pobres, nos humildes, naqueles que são rejeitados pela sociedade e também na própria vida. Isto queria lhes dizer”, concluiu o Pontífice.

Greccio está localizada aproximadamente a 90 quilômetros de Roma e conforme informou o jornal italiano Avvenire, dos bispos italianos, os únicos que sabiam sobre a visita do Santo Padre eram o reitor do Santuário do Presépio e o Bispo de Rieti, Dom Pompili.

Confira também: