No contexto do Ano da Misericórdia, o Santuário Nacional de Aparecida vai acolher, entre os dias 25 e 28 de agosto do próximo ano, o 1º Congresso Continental da Divina Misericórdia – ACCOM. O evento deve reunir cerca de 7 mil pessoas para refletir sobre o tema "Discípulos Missionários de Cristo Misericordioso".

De acordo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que realiza o evento, a atividade foi inspirada no Congresso Mundial, o qual acontecerá em 2017 nas Filipinas.

“Com base na Evangelii Gaudium (n. 126), que alude às expressões de piedade popular como ‘lugar teológico’, ou seja, que propiciam a reflexão teológica, é possível partir do ícone de Cristo misericordioso e elevá-lo à condição de um signo de primeira grandeza a iluminar e impulsionar o projeto missionário de Aparecida, a fim de que, acima de tudo, tenhamos o olhar fixo no Coração de Cristo, a fonte da qual saem ‘sangue e água’, os sacramentos pascais do Batismo e Eucaristia”, explica o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Segundo Dom Damasceno, os fiéis são chamados a ser discípulos missionários em virtude do seu Batismo, e só da Eucaristia brotará a Civilização do Amor capaz de transformar a América Latina no Continente da Esperança, do Amor e da Misericórdia.

“Para isso podemos nos servir desta nova pintura de Cristo misericordioso, que traz o rosto do Cristo sofredor – O Rosto da Misericórdia –, com o qual nossos povos particularmente se identificam, pois aí eles encontram o amor misericordioso de Deus. Assim, podemos nos referir a ela, pedagogicamente, como uma ‘imagem pascal e missionária’”.  

O congresso contará com conferências, celebrações, testemunhos e com a meditação do Terço da Misericórdia, que já teve seu início neste mês de outubro, no Rio de Janeiro. A Arquidiocese do Rio está organizando o terço meditado com uma intenção que faz referência ao tema central. Acontece toda a primeira terça-feira do mês, no Morro do Corcovado.

O Congresso Continental da Divina Misericórdia acontece em sintonia com a proclamação do “jubileu extraordinário” centrado na “misericórdia de Deus”, proclamado pelo Papa Francisco no dia 13 de março deste ano, na Basílica de São Pedro. O jubileu terá início a 8 de dezembro deste ano de 2015, solenidade da Imaculada Conceição, e percorrerá todo o ano de 2016, até a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Por isso, a Igreja Católica se articula para a realização de diversos eventos neste contexto, entre eles a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, que acontece também no dia 8 de dezembro, e em todas as Catedrais ou nas Igrejas estabelecidas pelos Bispos no mundo inteiro.

O 1º Congresso Continental da Divina Misericórdia é um dos grandes eventos programados para 2016 no Santuário Nacional de Aparecida, sendo aberto a todos os interessados. Para participar é necessário fazer inscrição até o dia 31 de dezembro deste ano, no site da ACCOM www.accom2016.org/br/.