O Cardeal Francisco Javier Errázuriz, Arcebispo de Santiago e Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), esclareceu que a agenda do Papa Bento XVI ainda não tem uma viagem prevista a América Latina.

Em declarações à agência Associated Press, o Cardeal indicou que "Ele não estruturou ainda sua agenda de viagem", logo depois de ser recebido em audiência pelo Santo Padre com a diretiva do CELAM.

Entretanto, considerou que chegará "uma grande oportunidade" em fevereiro do ano 2007 se é que a quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano acontece em algum país da região.

"No caso do João Paulo II, por razões de saúde, tinha-se pensado fazê-lo em Roma, mas será agora o novo Pontífice o que deverá decidir se se faz em Roma ou em um país latino-americano", indicou.

Sobre esta entrevista, o Arcebispo explicou que o Papa "interessou-se muito e como ele mesmo tem que aprovar o temário, disse que muito em breve nos poderia dar uma resposta".

Segundo o Cardeal, Bento XVI "conhece a situação da Igreja Católica na América Latina, seus desafios, como também sua fortaleça, onde há tantas comunidades paroquiais de base, movimentos que florescem com uma vitalidade muito grande e ele estava muito contente com essa realidade".

"Chamou-me a atenção sua capacidade de escutar, que é extraordinária, sua humildade, porque lhe levamos matérias que ele ainda não conhecia, e a simplicidade que tinha para ir fazendo perguntas sobre um tema e outro", indicou.