A Arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais irá promover entre os dias 2 e 6 de maio sua II Semana da Comunicação Social com o tema «Os Meios de Comunicação a serviço do entendimento entre os povos». O objetivo do encontro será proporcionar um espaço para discussão sobre as produções midiáticas, a presença e o uso dos meios de comunicação no cotidiano dos povos e a relação da Igreja Católica com a mídia.

Segundo o informado pela agência Zenit, o tema central é o mesmo escolhido pelo Papa João Paulo II para celebrar o 39º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano será comemorado no dia 8 de maio.

A II Semana da Comunicação inclui uma programação cultural, além de palestras e mesas redondas,  que vai contar com a apresentação de corais da cidade. O evento destina-se a estudantes, professores e profissionais de comunicação,  e está voltado também para agentes de pastorais, movimentos, associações e grupos de serviços eclesiais.

A Semana da Comunicação é uma das  iniciativas da Arquidiocese de Juiz de Fora para promover e incentivar comunicação, como uma das prioridades que foram  definidas em assembléia em outubro do ano passado. O Primeiro encontro foi realizado no ano de 2004, com o tema «Mídia e família: um risco e uma riqueza».