No próximo dia 6 de maio, os guardas suíços alistados durante os últimos 12 meses, prestarão juramento em uma cerimônia que terá lugar no pátio de São Dâmaso do Vaticano às 17 horas locais.

Os 31 novos recrutas jurarão, como todos os anos, na data que comemora a morte dos 147 membros da Guarda a Suíça que em 1527 resistiram o "Saque de Roma", quando protegiam o Papa Clemente VII das tropas do imperador Carlos V.

A jornada começará às 7h30 da manhã com uma Missa na Basílica vaticana, a que assistirão os custódias suíços, seus familiares e amigos. Às 9h da manhã, o Arcebispo Leonardo Sandri, substituto para Assuntos Gerais da secretaria de Estado, condecorará militarmente os membros do Corpo, e o comandante da guarda depositará uma coroa de louro no monumento do Pátio de Honra, que comemora os guardas suíços mortos em combate.

O capelão da Guarda Suíça lerá o juramento: "Juro servir com fidelidade, lealdade e honra ao Supremo Pontífice Bento XVI e a seus legítimos sucessores e me dedicar a eles com todas minhas forças, sacrificando inclusive, se for necessário, minha própria vida para defendê-los. Assumo o mesmo compromisso com o Sacro Colégio Cardinalício no caso de que a Sé esteja vacante. Prometo além disso respeito, fidelidade e obediência ao capitão comandante e a meus superiores. Eu o juro! Que Deus e nosso Santos Patronos me ajudem!".

Depois, cada recruta será chamado pelo próprio nome e, em sua língua natal, confirmará o juramento. Entre os novos recrutas, 25 falam alemão, quatro francês, um italiano e um retoromância, língua romance que ainda se usa no cantão suíço de Grigioni.

A Guarda Suíça Pontifícia foi fundada por Julio II em 1506 como um Corpo estável, que dependia diretamente da Santa Sé e cuja missão principal era defender a pessoa do romano pontífice e o palácio apostólico.

Para formar parte da Guarda a Suíça é necessário ser católico, suíço, homem de idade inferior aos 30 anos, solteiro, de altura superior a 1,74 e ter título de escola superior ou diploma de formação profissional. Os candidatos devem ter estudado na escola militar Suíça. Têm que viver no Vaticano e o prazo mínimo de serviço no Corpo são dois anos.

Os Santos patronos da Guarda a Suíça Pontifícia são: São Martinho, São Sebastião e São Nicolau von Flue, "defensor da paz e pai da Suíça".