O Papa Francisco nomeou Dom Roque Paloschi como novo Arcebispo de Porto Velho (RO). O anúncio foi feito na quarta-feira, 14, pelo Vaticano. Natural de Progresso (RS), o Prelado vem de uma experiência de dez anos à frente da sede episcopal de Roraima.

Dom Roque ocupará a sede vacante deixada por Esmeraldo Barreto de Farias em março de 2015, quando este foi transferido como Bispo auxiliar de São Luís (MA).

O Arcebispo eleito de Porto Velho nasceu em 1956, estudou Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (1977-1981) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982-1985). Foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1986, em Bagé (RS), e nomeado Bispo de Roraima em maio de 2005, tendo por lema episcopal “Fiz-me servo”. De 2011 a 2015, presidiu o Regional Norte 1 da CNBB.

Na última Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), de 15 a 18 de setembro em Luziânia (GO), ele foi eleito Presidente da entidade.

Dom Roque Paloschi é também membro da Rede Eclesial Pan-Amazônia (REPAM), fruto de uma iniciativa da Comissão Episcopal da Amazônia, do Departamento de Justiça Social do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), da Conferência dos Religiosos da América e do Caribe e da Cáritas, com o apoio de organismos internacionais, do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz do Vaticano e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).