O Papa Francisco dirigiu hoje um discurso ao Congresso dos Estados Unidos, através do qual destacou a importância da família na construção do país, entretanto, expressou sua preocupação porque a família e o matrimônio atualmente estão sendo ameaçados “de dentro e de fora”.

“É meu desejo que, durante toda a minha visita, a família seja um tema recorrente. Como foi essencial a família na construção deste país! E como merece ainda o nosso apoio e encorajamento! E também não posso esconder a minha preocupação pela família, que está ameaçada, talvez como nunca antes, de dentro e de fora”, expressou o Santo Padre diante de aproximadamente 435 representantes, 100 senadores e magistrados.

O Pontífice denunciou que “as relações fundamentais foram postas em discussão, bem como o próprio fundamento do matrimónio e da família. Posso apenas repropor a importância e sobretudo a riqueza e a beleza da vida familiar”.

Em seguida, o Papa, que viajou aos Estados Unidos a fim de participar do Encontro Mundial das Famílias, disse: “Em particular quereria chamar a atenção para os membros da família que são os mais vulneráveis: os jovens”.

Continuou seu discurso: “Para muitos deles anuncia-se um futuro cheio de tantas possibilidades, mas muitos outros parecem desorientados e sem uma meta, encastrados num labirinto sem esperança, marcado por violências, abusos e desespero. Os seus problemas são os nossos problemas. Não podemos evitá-los”, expressou.

Nesse sentido, o Santo Padre exortou aos parlamentares e à sociedade em geral: “É necessário enfrentá-los juntos, falar deles e procurar soluções eficazes em vez de ficar empantanados nas discussões. Correndo o risco de simplificar, poderemos dizer que vivemos numa cultura que impele os jovens a não formarem uma família, porque lhes faltam possibilidades para o futuro. Mas esta mesma cultura apresenta a outras tantas opções que também eles são dissuadidos de formar uma família”, advertiu.

Durante seu discurso, o Papa Francisco também mencionou o tema da imigração, da política e da defesa da vida, pediu que a alma do povo dos Estados Unidos “continue a desenvolver-se e a crescer de tal modo que o maior número possível de jovens possa herdar e habitar numa terra que inspirou tantas pessoas a sonhar. Deus abençoe a América!”.

Confira também:

TEXTO: O histórico discurso do Papa Francisco no Congresso dos Estados Unidos

http://www.acidigital.com/noticias/texto-o-historico-discurso-do-papa-francisco-no-congresso-dos-estados-unidos-59492/